Honda quer vender Clarity, sedã a hidrogênio, ainda este ano
Modelo de 5 lugares usa célula de combustível e tem autonomia de 480 km; lançamento será na Califórnia
A Honda prometeu lançar na California (EUA) a nova geração do sedã Clarity, movido a hidrogênio, até o final deste ano. Inicialmente o carro será oferecido por meio de leasing aos clientes de concessionárias autorizadas a vender esse tipo de veículo (FCV, fuel cell vehicle) nas regiões de Los Angeles, Orange, San Francisco e Sacramento -- cidades californianas que são sede das principais empresas globais de tecnologia, e habitat do típico consumidor de carros ambientalmente corretos.
O preço estimado do Clarity é de US$ 60 mil, mas o valor mensal no sistema de leasing deve ficar um pouco abaixo de US$ 500 -- mesmo montante pedido pelo Toyota Mirai e pela versão FCV do Hyundai Tucson, como notou o site Autoblog.
A nova geração substitui o FCX Clarity e foi rebatizada como Clarity Fuel Cell. Sua plataforma será usada num futuro modelo híbrido plug-in (sistema elétrico recarregável na tomada) que será lançado em 2018, e sobre cujo projeto ainda não há muitos detalhes. A Honda também inclui o Accord Hybrid num pacote de modelos "críticos para a nova geração de veículos ambientalmente avançados" da marca, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (21).
De acordo com a Honda, o novo Clarity usa uma célula de combustível 33% menor que a do FCX, mas com densidade energética 60% maior. Isso faz com que o carro comporte até cinco pessoas e tenha um desempenho semelhante ao de um sedã movido a combustão, de acordo com a fabricante -- mas, como de hábito, a Honda não divulgou números de performance.