Honda Sensing 360+ tornará as viagens de carro mais seguras
Tecnologia da Honda traz novas funções para reduzir ainda mais a carga do motorista e aprimora a detecção de 360 graus
A Honda anunciou no Japão o lançamento do novo sistema omnidirecional de segurança e assistência ao motorista Honda Sensing 360+, que remove pontos cegos ao redor do veículo e contribui para evitar colisões e a redução da carga do motorista durante a condução.
O sistema é superior ao dos carros vendidos no Brasil e té dos caros vendidos na China. O novo sistema Sensing 360+ no deve estrear no Honda Accord, que estará à venda na China em 2024, antes de expandir a aplicação globalmente.
Ao dirigir em uma via expressa, o sistema reduz a carga do motorista acionando o acelerador, o pedal do freio e o volante para ajudar o motorista a manter a velocidade adequada do veículo e permanecer na faixa mesmo quando o motorista tira as mãos do volante.
Ao dirigir em uma via expressa usando o recurso Advanced In Lane Driving with Hands-off Capability, quando o sistema detecta um veículo na frente que está se movendo em uma velocidade mais lenta, o sistema avalia o entorno do veículo sob certas condições. Quando o sistema determina que uma mudança de faixa é possível, ele notifica o motorista.
Quando o motorista aprova a mudança de faixa para ultrapassar o veículo mais lento pressionando o botão do interruptor no volante, o sistema controla o sinal de mudança de direção, acelerando/desacelerando e dirigindo para auxiliar na ultrapassagem e no retorno à faixa original.
Ao se aproximar de uma curva ou ao navegar em uma curva em uma via expressa, quando o sistema determina que a desaceleração imediata é necessária para evitar o risco de desvio da faixa de rodagem o sistema emite avisos e auxilia na desaceleração para reduzir a possibilidade de um incidente em que o veículo saia da pista em uma curva.
Quando o veículo está prestes a entrar em uma curva em alta velocidade, o sistema fornece um aviso visual exibindo ‘Cuidado curva à frente’ no medidor para facilitar o reconhecimento precoce do risco pelo motorista.
Quando o veículo se aproxima da curva e chega ao ponto onde o motorista deve tomar medidas para desacelerar, o sistema emite avisos sonoros e pisca avisos visuais no Head Up Display para alertar o motorista para desacelerar.
Quando o veículo se aproxima mais da curva e é necessária uma desaceleração imediata, o sistema fornece avisos mais fortes e desacelera o veículo para reduzir a possibilidade de saída da estrada na curva.
Enquanto o veículo está estacionado, quando o sistema detecta um veículo se aproximando pela parte traseira, o indicador no pilar dianteiro ou no espelho lateral acende para ajudar os ocupantes a reconhecer um veículo que se aproxima.
Quando o sistema detecta o risco de colisão entre a porta do veículo que o ocupante está prestes a abrir e outros veículos que passam, um indicador pisca e um alarme sonoro soa para alertar os ocupantes.
Quando o motorista se torna incapaz de continuar dirigindo devido a alguns fatores, como uma mudança repentina no estado de saúde durante a condução, o sistema auxilia na desaceleração e na parada do veículo dentro da mesma faixa.
Quando o motorista não responde às solicitações do sistema de transferência (a transferência do controle de volta ao motorista), o sistema aumenta os sons de alarme e incita o motorista a responder. Se o motorista continuar sem responder, o sistema ajudará na desaceleração e na parada do veículo na mesma faixa, alertando outros usuários da estrada ao redor do veículo usando luzes de emergência e a buzina.
Além disso, o sistema se conecta ao serviço de call center de emergência Helpnet 5 para garantir a segurança do motorista, dos ocupantes e de outros usuários da via.