Honda ZR-V custa R$ 214.500, tem estilo e quer atacar o Compass
SUV preenche lacuna entre Honda HR-V e Honda CR-V na linha de produtos da marca japonesa e tenta brilhar no segmento do Jeep Compass
O Honda ZR-V chegou para preencher uma lacuna na linha de produtos da marca japonesa para o mercado brasileiro. O novo SUV está posicionado entre o Honda HR-V e o Honda CR-V. Seus principais rivais são Jeep Compass, Volkswagen Taos e Corolla Cross.
Para entrar nessa briga, o Honda ZR-V se apresenta como “um SUV com dirigibilidade de sedã”, pois é produzido a partir da mesma plataforma do Honda Civic. Importado do México, o Honda ZR-V tem o preço de R$ 214.500. O Compass Limited custa R$ 215.890.
O motor do Honda ZR-V é um 2.0 16V i-VTEC a gasolina, com 161 cv de potência a 6.500 rpm e 187 Nm de torque a 4.200 rpm. Tem transmissão CVT e direção com assistência elétrica progressiva. A tração é dianteira.
Com rodas de liga leve de 17”, com superfície polida, e pneus 215/60, o Honda ZR-V tem suspensão dianteira MacPherson e Multi-Link na suspensão traseira.
Nas medidas, o Honda ZR-V tem 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O ângulo de entrada é de 16,4° e o de saída é de 20,2°. O SUV pesa 1.446 kg. A capacidade do porta-malas é de 389 litros (podendo ir a 1.306 litros com os bancos rebatidos).
O tanque de combustível é de 53 litros. De acordo com a Honda, o ZR-V tem faz 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Não são números que impressionem e o motor não é flex.
No design, o Honda ZR-V apresenta formas arredondadas. A grade frontal é mais centralizada. O SUV tem luzes em LED com DRL. O LED aparece também nas luzes traseiras.
Por dentro, o Honda ZR-V tem um painel do tipo colmeia em metal, que se estende por toda a parte frontal do veículo e oculta os difusores do sistema de climatização. O sistema multimídia tem tela touchscreen de 9”. O carregamento do celular se dá por indução e há entradas USB-A e USB-C.
Nos bancos dianteiros há uma estrutura para suporte às vértebras dos ocupantes, além de uma placa de resina no assento, para estabilizar a região do quadril. Segundo a Honda, isso torna as viagens mais confortáveis.
O Honda ZR-V tem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro, banco traseiro bipartido (60/40), painel TFT de 7" de alta resolução e teto solar, entre outros itens.
Na segurança, o Honda ZR-V conta com freios ABS e EBD, assistentes de frenagem de emergência, tração, estabilidade, de partida em rampa e controle de descida. Recebe também controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e sistema de permanência em faixa.
Um dos equipamentos do ZR-V destacados pela Honda ZR-V é a câmera assistente no retrovisor direito. Quando a seta é acionada para a direita, a imagem captada é projetada na tela do sistema multimídia, para auxiliar a visão do condutor. Nem todos os motoristas gostam disso, mas é possível desabilitar.
Primeiras impressões
Nosso primeiro contato com o Honda ZR-V foi realizado em um percurso entre São Paulo e São Roque, cidade no interior paulista. Durante o percurso enfrentamos tráfego urbano e rodoviário.
O Honda ZR-V mostrou suavidade em pisos ruins, com a suspensão absorvendo bem as imperfeições do asfalto. É também um carro que consegue manter um bom isolamento acústico. A ergonomia é outro ponto positivo. É fácil encontrar a posição ideal para dirigir.
Na estrada, sob exigência maior, o motor correspondeu. O Honda ZR-V entrega bom desempenho. Não é necessário forçar o motor para que o SUV atinja boa velocidade. E nem foi necessário o uso da borboleta atrás do volante.
Durante o test-drive, embora a Honda informe que a média de autonomia do carro é sempre superior a 10 km/l, o máximo que o ZR-V conseguiu foi um 9,4 km/l, segundo o computador de bordo.