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Honda ZR-V se impõe no mercado de utilitários esportivos

Com design primoroso, alta tecnologia e amplo espaço interno, novo modelo se destaca no segmento de SUVs médios

7 ago 2024 - 19h17
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A Honda sempre marcou forte presença no segmento de utilitários esportivos no mercado brasileiro, com o modelo de entrada HR-V e o topo de linha CR-V. Faltava, porém, um SUV que se posicionasse justamente entre os dois.

Em outubro do ano passado, a fabricante preencheu a lacuna ao lançar o ZR-V. Produzido no México e feito sobre a plataforma da 11ª geração do Civic, o ZR-V é oferecido no Brasil com motor 2.0 aspirado a gasolina, de 161 cv e 19,1 kgfm de torque, que trabalha associado ao câmbio CVT de sete velocidades.

O ZR-V chama atenção logo ao primeiro olhar, graças ao design refinado. Ele também é maior que a maioria dos concorrentes. Com dimensões generosas - 4,57 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de distância entre eixos -, o SUV da Honda tem espaço de sobra para cinco adultos, que podem guardar suas bagagens no porta-malas de 389 litros.

A silhueta limpa e fluida impõe respeito. Na dianteira, o capô alongado harmoniza-se com o conjunto óptico, que agrupa faróis full LED e grade em forma de colmeia, ladeada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras, favorecendo a aerodinâmica.

Repleto de tecnologias

Rodas de liga leve de 17 polegadas, aerofólio traseiro como extensão do teto e lanternas que se prolongam pela tampa do porta-malas até a lateral da carroceria reforçam o caráter esportivo.

Por dentro, o ZR-V tem de série mais recursos que muitos dos rivais do segmento. O console central flutuante aloja alavanca de câmbio e botão do freio de estacionamento para facilitar o manejo. O motorista ainda pode optar pelo modo de condução S (esportivo) ou Eco (que privilegia a economia de combustível).

O volante multifuncional de couro tem boa empunhadura e agrupa comandos de áudio, do telefone e ainda a configuração do veículo no raio esquerdo e controle de cruzeiro e o seletor de informações no direito. Se preferir, as trocas de marcha podem ser manuais - basta usar as aletas (paddle-shifts) atrás do volante.

Entre tantos equipamentos, o ZR-V é dotado de teto-solar elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, botão start-stop e função Brake Hold, que mantém o carro estático em um semáforo, por exemplo, até o pedal do acelerador ser pressionado.

O painel de instrumentos tem tela TFT digital de sete polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. O sistema Lane Watch, com câmera para exibição de veículo no ponto cego na tela da central multimídia e oito airbags reforçam a segurança.

Esta central multimídia é totalmente intuitiva, com tela sensível ao toque de nove polegadas, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Outra praticidade é que todos os ocupantes conseguem carregar seus smartphones ao mesmo tempo. Além do carregador por indução (que dispensa o uso de cabo), há cinco portas USB, sendo duas do tipo C e uma do tipo A na dianteira e outras duas USB-C na traseira.

Honda Sensing: diferencial

Em movimento, o ZR-V agrada porque consegue aliar a estabilidade de sedã com a posição mais elevada de SUV. Absorve bem buracos e imperfeições das vias - tão comuns no Brasil - por causa da suspensão independente nas quatro rodas, e não perde o equilíbrio mesmo em curvas mais traiçoeiras. Para garantir conforto ainda maior, o refinado isolamento acústico não transfere ruídos para dentro da cabine.

O motor, com comportamento elástico, rapidamente ganha velocidade na cidade e na estrada e apresenta ótimas retomadas, o que ajuda em ultrapassagens.

O consumo de combustível anunciado é de 10,2 km/l em ambiente urbano e 12,1 km/l nas rodovias. No entanto, durante nossa avaliação, o ZR-V foi além na cidade, ao registrar a média de 11,2 km/l.

Ao volante, o motorista sabe que tem um forte aliado na condução: o Honda Sensing, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência, que se vale de câmera 360° de visão grande angular e até de um microprocessador de imagem de alta velocidade.

Entre tantas funções importantes, ele também vem com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de frenagem para mitigação de colisão (aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal) e sistema de permanência em faixa (faz a leitura das faixas e ajusta a direção para deixar o veículo na parte central).

A tecnologia não para aí. A plataforma de conectividade myHonda Connect funciona via aplicativo. Ela mostra informações e fornece serviços, como notificação automática de colisão, localização de onde o carro está estacionado, acionamento remoto do ar-condicionado e aviso das próximas revisões, entre outros.

Honda ZR-V 2.0: design diferetes dos demais SUVs do mercado
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Foto: Honda / Guia do Carro
Estadão
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