Horse inicia produção do motor 1.3 turbo flex do Renault Duster no Brasil
Para atender às novas regras de emissões do Proconve L8, o motor 1.3 turbo flex da Horse -- agora feito no Brasil -- perdeu 7 cv de potência
A Horse, empresa de motores do grupo Renault e da Geely, anunciou nesta quarta-feira, 29, o início da produção do motor 1.3 turbo flex HR13 de 4 cilindros, em São José dos Pinhais (PR). Já atendendo às regras do Proconve L8, o motor equipa o Renault Duster e já fez parte das linhas Oroch e Captur anteriormente, e era importado da Espanha.
A versão flex fuel do motor HR13 foi projetada especificamente para o mercado sul-americano e conta com um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol. O motor 1.3 turbo flex produzido no Brasil entrega uma potência máxima de 163 cv (120 kW) e torque máximo de 250 Nm a 1.600 rpm.
Em comparação ao motor importado, que não atendia às regras do Proconve L8, a perda de potência foi de até 7 cv e 19 Nm com etanol. Para o uso com o combustível, cada cilindro é equipado com injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão.
Nos próximos anos, o motor 1.3 turbo flex deve equipar a nova picape da Renault baseada no projeto Niagara, e o inédito SUV médio nacional da marca francesa. Ele também deve ganhar diferentes níveis de hibridização, indo desde sistemas micro-híbridos até híbridos plug-in em modelos com tração integral.
"O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais. Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos OEMs e consumidores brasileiros", afirma Wesley Palma, Diretor da Fábrica da Horse Brasil.
Com o recente investimento de R$ 100 milhões na planta brasileira, a produção do HR13 será um dos principais produtos da unidade, que tem capacidade para produzir até 600.000 unidades anualmente em seu portfólio de motores. A fábrica também produz o motor HR10, o 1.0 turbo flex de 125 cv do Renault Kardian, desde o início do ano passado.
Em 2024, a Horse também investiu em um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes de alumínio para os motores HR10 e HR13, além de expandir suas instalações de testes de propulsão e emissões para atender fabricantes terceirizados na região.