Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: siga repercussão da escolha do novo papa

Hyundai Creta Ultimate é a melhor versão já feita do SUV; leia a avaliação

Com motor 1.6 turbo de 193 cv e câmbio de dupla embreagem, novo Hyundai Creta esbanja desempenho e tem interior sofisticado para concorrer com Compass e Corolla Cross

18 abr 2025 - 00h41
Compartilhar
Exibir comentários

Toda troca de geração de um carro envolve uma boa dose de evolução do produto. Entretanto, nem sempre isso significa uma ascensão de categoria. Pois o novo Hyundai Creta veio com essa proposta de ascender para uma disputa mais direta até com SUVs maiores, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Para isso, na reestilização feita em outubro de 2024, o Hyundai Creta trouxe "algo mais" na versão de topo de linha Ultimate. Trata-se do único modelo da gama do SUV com o motor 1.6 turbo a gasolina, capaz de gerar 193 cv de potência e um torque máximo de 27 mkgf a partir de 1.700 rotações por minutos.

O motor turbo veio substituir o antigo 2.0 16V flex aspirado de 167 cv e 20,6 mkgf de torque, já dentro dos novos limites de emissões do Proconve L8 (em vigor desde 1º de janeiro). Uma troca que deu ao Creta Ultimate desempenho superior e melhor consumo para ser competitivo ao preço de R$ 196.990.

Um Creta Ultimate bem mais ágil

Creta ficou bem mais interessante e moderno após a recente reestilização
Creta ficou bem mais interessante e moderno após a recente reestilização
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Além do ganho substancial de potência e torque, o novo Hyundai Creta Ultimate também trocou o câmbio. Em vez da transmissão automática de seis velocidades, o SUV traz agora uma caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas combinada ao motor 1.6 turbo.

Com a mudança, temos um Creta Ultimate bem mais ágil em todas as situações. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, antes feita em 9,3 segundos, agora leva 7,8 segundos - ficou 1,5 segundo mais rápido. As trocas mais dinâmicas do câmbio também entregam retomadas melhores.

Aliás, com 193 cv, o Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo passa a ser o SUV mais potente entre os compactos. O Honda HR-V Touring 1.5 turboflex tem até 177 cv e 24,5 mkgf, enquanto o Jeep Renegade 1.3 turboflex tem 185 cv e 27,5 mkgf. O Compass, por sua vez, utiliza o mesmo motor, enquanto o Corolla Cross XRE 2.0 aspirado tem 175 cv e 20,8 mkgf.

Creta também é mais econômico

Traseira do SUV é marcada pela lanterna em peça única com iluminação de LEDs
Traseira do SUV é marcada pela lanterna em peça única com iluminação de LEDs
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Para fechar o motor e câmbio, o novo Hyundai Creta Ultimate melhorou bem os números de consumo com o 1.6 turbo. As médias no padrão PBEV do Inmetro são de 11,9 km/l na cidade e de 13,5 km/l na estrada. Antes, com motor 2.0, o SUV fazia 10,9 km/l e 12,4 km/l, respectivamente.

O único pesar nesta atualização é que o 1.3 turbo bebe apenas gasolina. Portanto, não oferece tecnologia flex na versão Ultimate, somente nas demais configurações, todas equipadas com o motor 1.0 turboflex de 120 cv e 17,5 mkgf de torque, e o câmbio automático de seis marchas.

SUV tem interior tecnológico

Painel do Creta Ultimate deu salto de qualidade com duas telas e acabamento em duas cores
Painel do Creta Ultimate deu salto de qualidade com duas telas e acabamento em duas cores
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O novo Hyundai Creta evoluiu em vários aspectos. O visual, por exemplo, ficou bem melhor que o anterior, considerado por muitos um tanto exótico. Agora, os faróis diurnos de LEDs ficam integrados à grade e formam uma moderna assinatura de luzes com elementos duplos em formato de "L" deitado.

Os faróis principais ficam mais abaixo no para-choques junto com a enorme grade, que ocupa quase toda a frente e dá aspecto robusto ao SUV. Atrás, o novo Creta traz uma barra preta no alto da tampa com iluminação de LEDs que faz o mesmo desenho em "L" deitado visto nos faróis.

Volante do Creta Ultimate tem arcos prateados, base reta e muitos botões
Volante do Creta Ultimate tem arcos prateados, base reta e muitos botões
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Por dentro, o SUV feito em Piracicaba (SP) surpreende pela tecnologia. Embora ainda tenha muito plástico duro no acabamento, a cabine é sofisticada, com acabamento de couro sintético bicolor, peças com detalhes prateados e muitos botões iluminados no console.

A alavanca do câmbio mantém o formato de manche, com posições em linha reta. E o SUV da Hyundai tem freio eletrônico por botão, diferente de alguns rivais que ainda utilizam alavanca, caso do Volkswagen T-Cross. Mas a grande atração a bordo é realmente o par de telas de 10,25 polegadas unidas no topo do painel.

Versão Ultimate capricha no conteúdo

Tela de 10,25" do quadro de instrumentos oferece diferentes temas
Tela de 10,25" do quadro de instrumentos oferece diferentes temas
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O display do quadro de instrumentos é colorido e customizável. Os desenhos do conta-giros e do velocímetro mudam conforme o modo de condução selecionado (Eco, Normal e Sport). Além disso, exibe nos relógios as imagens das câmeras laterais quando o motorista aciona as setas para fazer uma conversão.

Já o multimídia do novo Creta é conectado e permite aos usuários do carro ver dados como nível de combustível e localização e dar comandos à distância por meio de aplicativo no celular. O sistema também oferece comandos de voz em português brasileiro e assistente virtual que realiza algumas funções, como abrir o teto solar e ajustar a temperatura do ar-condicionado.

Multimídia de 10,25" tem respostas rápidas e imagens de alta definição
Multimídia de 10,25" tem respostas rápidas e imagens de alta definição
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

A lista de conteúdos do SUV da Hyundai definitivamente é um dos pontos fortes da versão Ultimate. Tem teto solar panorâmico, ajustes elétricos no banco do motorista (a altura tem regulagem manual por alavanca), ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e pacote ADAS completo e cheio de recursos.

Um dos destaques no SUV é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que acelera e freia acompanhando o trânsito à frente. O monitoramento de ponto cego nos retrovisores também é destaque, e funciona combinado ao sistema de câmeras laterais com imagens no quadro de instrumentos.

Creta foca no conforto

Cabine do Creta Ultimate é silenciosa, ampla e entrega sofisticação
Cabine do Creta Ultimate é silenciosa, ampla e entrega sofisticação
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Em relação ao tamanho, o Creta Ultimate mantém as dimensões anteriores, que já eram avantajadas e mais próximas de SUVs como Compass e Corolla Cross. O entre-eixos de 2,61 metros fornece ótimo espaço no banco traseiro e um porta-malas dos melhores entre os compactos, com 422 litros de volume.

O SUV também é alto (1,64 metro) e tem amplo espaço para cabeças. Assim, cinco adultos viajam com conforto. Por fim, a altura do solo de 19 centímetros realça a robustez de SUV e deixa o Creta mais protegido contra lombadas e valetas.

Porta-malas tem 422 litros de volume
Porta-malas tem 422 litros de volume
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Esse centro de gravidade mais alto também deixa o SUV da Hyundai mais macio e com rodar claramente voltado ao conforto, que é reforçado pelo excelente isolamento acústico. Em contrapartida, o Creta Ultimate tende a inclinar mais em curvas fechadas e entrega que não tem ajuste tão esportivo.

Talvez a Hyundai tenha se atrapalhado aqui na definição da gama. Considerando a linha global da marca, o 1.6 turbo deveria estar disponível na versão esportiva N Line. Esta, por sua vez, usa o motor 1.0 TGDI de 120 cv, o que também não condiz com o visual mais "apimentado" do modelo.

Creta Ultimate vale a compra?

Unidade avaliada tinha pintura bicolor cinza com teto preto brilhante
Unidade avaliada tinha pintura bicolor cinza com teto preto brilhante
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Dos SUVs compactos atuais que ascenderam de categoria, o Creta é o que melhor justifica o preço na versão Ultimate. Além do novo motor 1.6 turbo de 193 cv (mais potente que o equivalente disponível no velho Tucson), o SUV feito em Piracicaba entrega ótimo desempenho e bons números de consumo.

O nível de conteúdo também impressiona no modelo, que tem um rodar silencioso e suave, que claramente prioriza o conforto. Por fim, a cabine ampla recebe bem cinco adultos, e o porta-malas de 422 litros é dos maiores. O acabamento ainda precisa evoluir, mas o Creta deu um grande salto para alcançar novos rivais.

PRÓS

Desempenho do Creta Ultimate deu um belo salto, assim como a tecnologia a bordo; versão tem teto solar, visão 360º com monitoramento de ponto cego por câmeras e ACC com função Stop&Go que acelera e freia no trânsito;

CONTRAS

Preço alto coloca o Creta na disputa com SUVs maiores e até híbridos; acabamento interno poderia ter menos plástico, tampa do porta-malas não é pintada por dentro e motor só bebe gasolina.

Novas lanternas em posição elevada deixaram o Creta com visual mais encorpado
Novas lanternas em posição elevada deixaram o Creta com visual mais encorpado
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

FICHA TÉCNICA

Hyundai Creta Ultimate

  • Motor: 1.6 turbo, injeção direta, gasolina
  • Potência: 193 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 27 mkgf a 1.700 rpm
  • Câmbio: automatizado DCT, 7 marchas
  • Tração: dianteira
  • Comprimento: 4,33 m
  • Largura: 1,79 m
  • Altura: 1,64 m
  • Entre-eixos: 2,61 m
  • Porta-malas: 433 litros
  • Altura livre do solo: 19 centímetros
  • Ângulo de entrada: 19,9º
  • Ângulo de saída: 30,3º
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Aceleração 0-100 km/h: 7,8 segundos
  • Velocidade máxima: 210 km/h
  • Preço: R$ 196.990
Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade