Hyundai e Kia investem bilhões para atualizar carros na nuvem
Meta é que todos os veículos do grupo Hyundai tenham softwares atualizados remotamente até 2025; novas plataformas também foram anunciadas
O grupo Hyundai (responsável pelas marcas Hyundai e Kia) anunciou que vai investir US$ 12,8 bilhões até 2030 em um centro global de softwares e na área de pesquisa e desenvolvimento a fim de transformar todos os automóveis do grupo em Veículos Definidos por Software (SDV na sigla em inglês).
A iniciativa pioneira no setor foi apresentada no fórum online global “Destravando a Era do Software”, promovido pela empresa, vai proporcionar aos clientes a liberdade de atualizar o desempenho e as funcionalidades de seus veículos em qualquer lugar e a qualquer momento de forma totalmente remota, por meio do sistema conhecido como OTA (Over The Air).
Essa tecnologia de software e de mobilidade em constante evolução garantirá que todos os modelos, até mesmo aqueles já adquiridos, permaneçam atualizados. Isso vai permitir que as funções do veículo, incluindo segurança, conveniência, conectividade, proteção contra roubo e desempenho de condução sejam aprimoradas quando o cliente desejar, por meio de uma rede wi-fi. A meta é que todos os veículos do grupo sejam equipados com a tecnologia até 2025.
“Ao transformar todos os automóveis em Veículos Definidos por Software até 2025, o grupo Hyundai Motor vai redefinir completamente o conceito de automóvel e liderar uma era de mobilidade nunca experimentada”, afirmou Chung Kook Park, presidente e chefe da divisão de P&D do grupo.
“Criar veículos visionários com a capacidade de evoluir por meio de softwares permitirá que os clientes mantenham seus carros atualizados com os mais recentes recursos e tecnologias mesmo muito tempo depois de saírem da fábrica”, acrescentou.
A partir de 2023, todos os carros lançados pelo grupo Hyundai Motor vão estar equipados para receber atualizações de software Over The Air, permitindo que os clientes mantenham seus veículos em dia.
Vale lembrar, contudo, que a tecnologia não é nova e já é utilizada por diversas montadoras – a própria Hyundai apresentou o sistema no elétrico Ioniq 5. A BMW, por exemplo, já oferece o recurso no Brasil, para os modelos que têm os sistemas operacionais 7 e 8.
Voltando ao grupo sul-coreano, a transformação se aplicará não apenas aos modelos elétricos, mas também aos carros com motor a combustão interna. Todos os segmentos de veículos do grupo vendidos ao redor do mundo evoluirão para serem definidos por software até 2025.
O grupo introduziu esse recurso inicialmente em 2021 e, a partir de 2023, vai expandi-lo dentro da gama de modelos de veículos nas regiões de mercados globais capazes de receber serviços de carros conectados (CCS, em inglês).
A grande quantidade de dados gerados pelos 20 milhões de veículos inscritos no Serviço de Carros Conectados (CCS, em inglês) da empresa vai fornecer uma base para o desenvolvimento ainda maior de serviços personalizados. O plano é oferecer de forma contínua serviços que possam ampliar os requisitos individuais dos clientes e lidar com dados brutos de veículos de forma excepcionalmente rápida e ultraconfiável.
Outra novidade anunciada é que o grupo Hyundai também vai apresentar novos veículos em 2025 com base em suas duas novas plataformas de carros elétricos, que serão criadas sob o sistema de Arquitetura Modular Integrada (IMA, em inglês) do grupo.
A plataforma eM está sendo desenvolvida especificamente para modelos elétricos de todos os segmentos e vai fornecer uma melhoria de 50% na autonomia, com uma única carga, em comparação com os veículos atuais. A plataforma eM também vai suportar a tecnologia de direção autônoma de Nível 3 ou superior e recursos de atualização de software via OTA.
A plataforma eS será desenvolvida como uma base de locomoção elétrica exclusiva para Veículos com Propósito Definido (PBV, em inglês), com estrutura totalmente flexível para atender demandas B2B, e fornecer soluções sob medida para empresas que atuam nos ramos de entrega, logística e compartilhamento de veículos.