Hyundai e Kia têm apoio do governo para criar nova bateria
Marcas sulcoreanas querem criar um novo modelo de bateria que seja econômica e altamente eficiente, o que pode diminuir o custo de produção
Maior grupo automotivo coreano planeja desenvolver em poucos anos uma bateria que seja altamente eficiente, econômica e que ainda forneça alto desempenho
O que ainda faz um carro elétrico ser caro é o preço da bateria - sem dúvida o item mais custoso de todo o processo de produção de um EV. Mas a Hyundai e a Kia, ambas marcas sulcoreanas com atuação no Brasil, terão ajuda do governo local para desenvolver um nodo tipo de bateria, que seja econômica e eficiente.
Essa nova bateria seria/será feita de íons de lítio com química de fosfato de ferro e lítio (conhecido como LFP). A ideia básica é aumentar a densidade de energia e a velocidade de carregamento sem afetar o custo. Vale dizer que baterias do tipo LFP são mais baratas que as do tipo NMC - de níquel-manganês-cobalto.
A primeira parte do projeto será composta por uma pesquisa que irá durar quatro anos. A iniciativa recebeu apoio do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, que providenciou investimentos para o programa.
De acordo com especialistas ligados ao assunto, a chance de dar certo é grande, afinal a possibilidade de unir fosfato, pó de ferro e lítio economizaria tempo e dinheiro, além de tornar o processo menos impactante ao planeta.
O projeto vem sendo desenvolvido pela Hyundai Steel, siderúrgica especializada em materiais automotivos que faz parte do Grupo Hyundai, e a EcoPro BM, empresa especializada na produção de materiais de cátodo.
"Para atender à demanda futura no mercado de carros elétricos, o rápido desenvolvimento tecnológico e o estabelecimento eficaz da cadeia de suprimento de baterias são essenciais. Por meio desse projeto, nós pretendemos reduzir a dependência das importações e melhorar a competitividade tecnológica da Hyundai, internalizando as tecnologias necessárias" afirmou Soonjoon Jung, vice-presidente de Hyundai e Kia.