Hyundai HB20 com 6 airbags tem só 3 estrelas no Latin NCAP
Hyundai HB20 melhorou no teste de impacto do Latin NCAP, mas teve que adotar seis airbags e ainda ficou distante da nota máxima
O Hyundai HB20, avaliado pelo Latin NCAP em 2020 com dois airbags, decepcionou e teve zero estrela no teste de impacto. Agora o carro foi testado novamente, com seis airbags, e melhorou consideravelmente, subindo para três estrelas.
O Latin NCAP disse que “foi um resultado encorajador (...) depois de atualizar o equipamento básico de segurança para seis airbags de série em toda a região” (América Latina). Mas, por outro lado, rivais com seis airbags conseguem obter cinco estrelas, o que não foi o caso do HB20.
Segundo o Latin NCAP, o Hyundai HB20 “ofereceu estrutura instável, proteção fraca para o peito do motorista no teste de impacto frontal e desempenho ruim na proteção de pedestres, o que o impediu de obter uma classificação melhor”.
O novo Hyundai HB20, produzido no Brasil, obteve aproveitamento de 68,30% em Ocupante Adulto, 74,85% em Ocupante Infantil, 34,32% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Assistência à Segurança.
O veículo foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e ESC/Moose.
“A decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
“O novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo”, acrescentou.