Hyundai HB20 seminovo perde até R$ 12.700 do valor em um ano
Estudo da Mobiauto com 183 versões de 23 modelos mostra que o Hyundai HB20 é um dos campeões da desvalorização, mas há casos bem piores
Dos carros de entrada 1.0 em produção no Brasil, o Hyundai HB20 seminovo é um dos campeões da desvalorização. Estudo da Mobiauto aponta que o H20 Hatch seminovo perde até R$ 12.783 de seu valor de mercado em apenas um ano (-16,6%). O modelo Hyundai mais desvalorizado foi o HB20 2023 Sense 1.0, que caiu de R$ 77.049 para R$ 64.266.
A pesquisa apurou a variação de preços apenas dos seminovos (2019 a 2023), perfazendo uma média de cotações no primeiro semestre de 2023 versus a média no primejro semestre de 2024. Daí se extraiu a variação percentual. A diferença em valores foi feita pelo Guia do Carro, considerando a pesquisa completa.
O HB20 não é o único carro seminovo que desvaloriza bastante, nem sequer o que mais perde valor. Há casos bem piores. Porém, dos 11 seminovos que perdem mais de R$ 10 mil do valor em um ano, o Hyundai tem 4 presenças – duas com o HB20 Hatch e duas com o HB20S Sedan. Depois vêm o Fiat Argo 2023 com duas presenças. O HB20 também é o único com modelo 2021 na lista dos mais desvalorizados.
Dos carros ainda em produção, o pior índice é o do Renault Logan 2023 Zen 1.0, que perdeu R$ 15.225 do seu valor em um ano, caindo de R$ 77.930 para R$ 62.705 (-19,5%). Outro modelo francês ruim no mercado de seminovos é o Peugeot 208 2023 Like 1.0, que perdeu R$ 13.997 do valor em um ano, caindo de R$ 78.842 para R$ 64.845 (-17,8%).
Os piores foram os dois modelos da Volkswagen que saíram de linha: Voyage e Gol. OP Voyage 2023 perdeu R$ 19.223 de seu valor (-24,3%) e o Gol desvalorizou R$ 12.616 (-18,2%). Nenhum desses carros, entretanto, tem grande volume como o Hyundai HB20.
O único que se aproxima é o Fiat Argo, cujo modelo seminovo perdeu até R$ 13.288 de seu valor no período de um ano. Veja a tabela com os 11 carros que perderam mais de R$ 10 mil de seu valor.
Porém, segundo a Mobiauto, os donos de carros 1.0 ainda se considerar sortudos, pois outros segmentos tiveram desvalorização maior. Enquanto a média de todo o mercado de seminovos caiu 9,5% neste período, os modelos equipados com motores 1.0 desvalorizaram somente 5,9%.
O economista Sant Clair de Castro Jr., que é consultor automotivo e CEO da Mobiauto, explica porque isso acontece. “Ano passado, exatamente no mês de junho, houve aquela iniciativa do governo federal de reduzir impostos dos carros de entrada para incentivar o consumo. Como os preços dos modelos zero km caíram, as cotações dos seminovos acompanharam imediatamente esse viés de baixa”.
No total, a área de Dados e Estatísticas da Mobiauto pesquisou as cotações de 26 modelos diferentes. Foram eles:
- Chevrolet Joy, Joy Plus, Prisma, Onix, Onix Plus
- Fiat Uno, Mobi, Argo, Grand Siena
- Ford Ka, Ka Sedan
- Hyundai HB20, HB20S
- Nissan March, Versa, Versa V-Drive
- Peugeot 208
- Renault Kwid, Logan, Sandero, Stepway
- Volkswagen up!, Gol, Polo, Polo Track, Voyage
Curiosamente, o Renault Logan seminovo, que foi o mais desvalorizado entre os carros em produção, aparece na pesquisa também como o mais valorizado. O Logan 2019 Expression aumentou seu valor de mercado em 4,3%. O Hyundai HB20 2022 Vision 1.0 (+1,7%) e o Hyundai HB20S 2022 Vision Pack 1.0 (+1,3%) também aparecem entre os mais valorizados. Veja abaixo.