Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hyundai HB20 vence Chevrolet Onix em comparativo de 7 itens

Comparamos as versões topo de linha do novo Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix em 7 itens para saber qual dos hatches vale mais a pena

9 jul 2022 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Hyundai HB20 encara o Chevrolet Onix
Novo Hyundai HB20 encara o Chevrolet Onix
Foto: Guia do Carro/Divulgação

O novo Hyundai HB20 acaba de chegar ao mercado com uma série de novidades para manter a liderança entre os carros de passeio no Brasil. Com visual renovado e uma lista de equipamentos recheada, o novo HB20 quer conquistar compradores dos demais hatches compactos, em especial o Chevrolet Onix, que liderou o mercado brasileiro entre 2015 e 2020. Mas como será que o HB20 se sai diante do antigo líder de vendas?

Para descobrir essa resposta, selecionamos sete itens essenciais para um embate entre o Chevrolet Onix Premier e o novíssimo Hyundai HB20 Platinum Plus. Ambas são as versões topo de linha dos hatches compactos, e trazem motores 1.0 turbo e câmbio automático. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro. 

As notas são dadas de 0 a 10, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 70 pontos no total dos 7 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 7 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.

Novo Hyundai HB20 encara o Chevrolet Onix
Novo Hyundai HB20 encara o Chevrolet Onix
Foto: Guia do Carro/Divulgação

Potência

Sob o capô, o Chevrolet Onix Premier é equipado com o motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 165/160 Nm (gasolina/etanol) de torque associado sempre a um câmbio automático de 6 marchas. Já o Hyundai HB20 Platinum Plus conta com um motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 172 Nm, também com um câmbio automático de 6 marchas. Como oferece números superiores tanto em potência como em torque, o vencedor é o Hyundai HB20.

Consumo

De acordo com o Inmetro, o Onix 1.0 turbo automático faz 8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 11,9 km/l e 15,1 km/l, respectivamente. Uma média de 13,5 km/l com gasolina. Já o Hyundai HB20 1.0 turbo automático faz 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, e respectivos 12,2 km/l e 14,3 km/l com gasolina. Uma média de 13,25 km/l com esse combustível. Com vantagem na maioria dos cenários e na média geral com gasolina, o Chevrolet Onix vence nesse quesito.

Multimídia

O novo Hyundai HB20 Platinum Plus é equipado de série com a central multimídia de 8’’ com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de conexão Bluetooth com streaming de áudio, comandos de voz e comandos de áudio no volante. O modelo também conta com os serviços de concierge Bluelink (pagos à parte). Na versão Premier, o Onix é equipado com a central multimídia MyLink de 8" com integração aos recursos Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além das funções de rádio AM-FM, Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB. O Chevrolet também tem Wi-Fi a bordo e concierge OnStar (pago à parte), portanto vence.

Novo Hyundai HB20 encara o Chevrolet Onix
Novo Hyundai HB20 encara o Chevrolet Onix
Foto: Guia do Carro/Divulgação

Segurança

Com relação aos equipamentos de segurança, o Chevrolet Onix Premier é equipado de série com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com EBD, avisos de cinto de segurança para motorista e passageiro, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em aclive, alerta de ponto cego, Isofix com top tether, controlador de velocidade de cruzeiro e assistência de frenagem de emergência. 

Já o novo Hyundai HB20 Platinum Plus também oferece os mesmos itens, e ainda adiciona detector de fadiga, sistema de frenagem autônomo (carros, pedestres, ciclistas), assistente de centralização em faixa, assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, assistente de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura. Como oferece mais itens, o vencedor é o hatch da Hyundai.

Porta-malas

O Hyundai HB20 conta com um porta-malas de 300 litros. Além disso, o hatch produzido em Piracicaba (SP) também suporta uma carga útil de até 423 kg. Do outro lado, o Chevrolet Onix tem um porta-malas de 275 litros. A capacidade de carga também é menor, de 375 kg. Por oferecer mais espaço para bagagens e poder levar mais peso, o HB20 vence nesse quesito.

Preço

Ambas são as topo de linha dos hatches compactos. No caso do Onix, a versão Premier tem preço inicial de R$ 104.950. O único opcional oferecido pelo modelo são as opções de pintura sólida ou metálica. Já o Hyundai HB20 Platinum Plus parte de R$ 114.390. Assim como o hatch da Chevrolet, ele também não oferece opcionais além das tonalidades de pintura. Vitória do Onix nesse quesito. 

Pós-venda

Todas as versões do novo Hyundai HB20 2023 saem de fábrica com 5 anos de garantia sem limite de quilometragem. As três primeiras revisões do hatch – que ocorrem a cada 12 meses ou 10 mil km – custam R$ 1.699. Por outro lado, o Chevrolet Onix oferece garantia de 3 anos de uso ou 100 mil km (para motoristas profissionais). O preço das três primeiras revisões do modelo – anuais ou a cada 10 mil km – é de R$ 1.852. O vencedor nesse quesito é o Hyundai HB20.

ItemChevrolet Onix
Premier 1.0 AT
Hyundai HB20
Platinum Plus 1.0 AT
Potência66,5
Consumo98,5
Multimídia7,57
Segurança910
Porta-malas33,5
Preço42,5
Pós-venda810
Total de pontos46,548

Conclusão

Com uma vantagem de 2,5 pontos, o novo Hyundai HB20 sai vitorioso no comparativo contra o Chevrolet Onix. Recém-renovado, o hatch da Hyundai se destaca em segurança, por oferecer de série mais itens do que o Onix, que também vai bem nesse quesito. Além disso, o HB20 também leva vantagem na capacidade do porta-malas e nas revisões mais baratas, além de oferecer um motor um pouco mais potente. Por outro lado, o Chevrolet Onix dá o troco ao ser um pouco mais econômico e quase R$ 10 mil mais barato, algo que pode ser decisivo nesse segmento.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade