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Hyundai Inster: o que você precisa saber sobre o elétrico

Ele foi projetado para o mercado europeu, mas pode chegar ao Brasil para ser mais uma opção a clientes que olham para o BYD Dolphin Mini

1 jul 2024 - 18h48
(atualizado às 19h01)
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Resumo
Imagine um carrinho com desenho simpático e com apelo totalmente urbano da Hyundai para disputar clientes contra BYD Dolphin Mini e demais subcompactos elétricos? Esse é o Inster

A grande novidade desse final de semana, para quem se interessa pelo futuro da mobilidade, foi um pequeno carro elétrico urbano apresentado pela Hyundai, chamado Inster.

Projetado para o mercado europeu, ele foi criado com objetivo de disputar clientes com o Dacia Spring, nosso Renault Kwid E-Tech - que, hoje, é o carro elétrico mais barato à venda na União Europeia (são 22.750 euros, cerca de R$ 138 mil).

Por aqui, se/quando for vendido, ele chegaria para disputar clientes diretamente com BYD Dolphin Mini, que custa R$ 115.800 sem qualquer tipo de desconto, Renault Kwid E-Tech (R$ 99.990) e Caoa Chery iCar (R$ 119.990), entre outros.

O desenho do carro, como é possível reparar logo de cara, é praticamente igual ao do Hyundai Casper, outro carrinho feito pela marca coreana, mas que tem motor a gasolina e foco no mercado oriental.

O Inster feito para a Europa tem diferenças em relação ao Casper: entre-eixos estendido para 2,58 m. Com isso, ele é 18 cm maior que o "primo" com motor a gasolina e 15 cm maior que o Dacia Spring/Kwid E-Tech. São 3,82 m de comprimento, 1,61 m de largura e 1,57 m de altura.

O porta-malas tem 238 litros se os bancos traseiros estiverem na posição normal. Se forem deslizados para a frente, o volume cresce para 351 litros; se rebatidos, o bagageiro vai a 1.059 litros.

Vale lembrar que o Inster não é feito sobre uma plataforma totalmente voltada para carros elétricos, como a e-GMP que faz Ioniq 5 e Kia EV9, mas sim sobre uma adaptada de um carro com motor a combustão.

Hyundai Inster é a versão 100% elétrica do compacto Casper, pensado para a Europa e que pode rodar pelo mundo
Hyundai Inster é a versão 100% elétrica do compacto Casper, pensado para a Europa e que pode rodar pelo mundo
Foto: Monitor do Mercado

E a bateria do Hyundai Inster?

Por baixo, o Inster tem duas opções de motorização.

O básico usa um motor elétrico de 95 cv alimentado por uma bateria de 42 kWh, que pode rodar até 300 quilômetros; o mais sofisticado tem motor de 113 cv e bateria com 49 kWh, com alcance de 355 km. O torque é o mesmo nos dois conjuntos: 15 kgfm.

Na versão inicial, o carrinho pode arrancar de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e chegar a 140 km/h; na mais completa, o 0-100 km/h é feito em 10,6 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.

Carrega em quanto tempo? De acordo com a Hyundai, em carregadores de corrente contínua (DC, de 120 kW), a carga de 10% a 80% dura apenas 30 minutos. O consumo oficial é de 15,3 kWh a cada 100 km.

Completinho e ajeitado

Segundo a fabricante, o Inster virá com faróis e lanternas em LED; rodas de 15 a 17 polegadas; bancos para quatro pessoas (uma versão com cinco lugares chega em 2025, justamente a que deve vir para o Brasil) e muito espaço interno.

Na cabine, são duas telas de 10,25 polegadas - uma para o cluster e outra para a central multimídia -, teto solar, aquecedor de volante, carregador de celular sem fio, CarPlay e Android Auto conectados por cabo e toda a lista completa de sistemas de auxílio à direção semiautônoma (ADAS).

Quanto custa? Lá fora ainda não há preço, mas vale dizer que Lionel Keogh, chefe da Hyundai na França, já havia confirmado que um EV compacto seria lançado e custaria algo perto de 20 mil euros (R$ 121 mil).

Por aqui, caso o carrinho de fato seja importado, ele poderá ter valor parecido, justamente para disputar clientes que hoje veem em BYD Dolphin Mini, Caoa Chery iCar, JAC e-JS1 Renault Kwid E-Tech a "porta de entrada" para o mundo dos carros elétricos.

A ver.

Hyundai Casper é o carrinho compacto com motor a combustão que deu origem ao Inster
Hyundai Casper é o carrinho compacto com motor a combustão que deu origem ao Inster
Foto: Divulgação/Hyundai / Estadão
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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