Hyundai promete 4 novos carros importados no Brasil até 2025
Hyundai vai assumir as operações de importação de seus carros para o Brasil e trará novos Santa Fe, Palisade, Kona e Ioniq 5 em 2024 e 2025
Os próximos meses serão bastante agitados para a Hyundai no Brasil. A montadora sul-coreana oficializou nesta quarta-feira, 6, ao menos quatro lançamentos para o país até o ano que vem: Santa Fe, Palisade, Ioniq 5 e Kona. As novidades chegam junto com a retomada das operações de importação de seus carros, que antes era feita pela Caoa.
Com a mudança na relação entre a Hyundai e o grupo Caoa, a marca sul-coreana vai assumir as importações e também a gestão de toda a rede de concessionárias, pós-vendas e de pedidos de produção – em Anápolis (GO), serão feitos pedidos da HMB (Hyundai Motor Brasil) diretamente para a Caoa.
Em contrapartida, as concessionárias da Caoa passarão a vender os modelos HB20 e Creta. O grupo brasileiro também ganhará por unidade produzida na fábrica goiana e um percentual da venda dos importados. Entre atritos e sucessos, a relação entre a Hyundai e Caoa teve início em 1999, quando a marca sul-coreana chegou ao Brasil.
Já de imediato, as concessionárias HMB também passarão a oferecer os modelos Tucson – ainda na geração anterior ao resto do mundo – e o caminhão leve HR, que são feitos pela Caoa. Ambos serão vendidos em versões únicas e sem opcionais, com preços que ainda serão divulgados oficialmente.
Em seguida, até o segundo semestre deste ano, será a vez dos novos Hyundai Palisade e Ioniq 5 chegarem ao Brasil. Enquanto o primeiro é o maior SUV da marca no mundo e conta com 8 lugares, o segundo é um elétrico que mescla elementos de SUV e hatch num visual que já ganhou diversos prêmios no exterior.
O Palisade deve chegar ao Brasil em sua configuração mais potente. Nos EUA, o SUV conta com um motor 3.8 V6 a gasolina de 295 cv. O sistema de tração é integral nas quatro rodas, enquanto o câmbio é um automático de 8 marchas. Já o Ioniq 5 deve ser vendido no país em uma versão com 305 cv de potência e 500 km de alcance no ciclo WLTP.
Logo depois, será a vez das novas gerações do Santa Fe e Kona. A Hyundai afirma que ainda não decidiu qual dos dois chegará primeiro. No entanto, um deles será lançado ainda este ano, e o segundo até o início de 2025. Com visual quadradão e robusto, o novo Hyundai Santa Fe ficou mais refinado no acabamento, mais tecnológico e manteve os 7 lugares.
No exterior, ele conta com diferentes opções de motores aspirados, turbo e híbridos. A Hyundai ainda não confirmou qual delas será oferecida no Brasil. Já a nova geração do Kona terá versões híbridas e elétricas. A primeira conta com um 1.6 aspirado associado a um propulsor elétrico, oferecendo 141 cv de potência combinada.
Já o novo Hyundai Kona elétrico terá duas faixas de potência e autonomia. A mais em conta terá 135 cv e 370 km no ciclo WLTP, enquanto a mais cara conta com 204 cv e 505 km, respectivamente. O modelo híbrido deve brigar com o Toyota Corolla Cross, enquanto o elétrico será concorrente do BYD Yuan Plus.
Já em 2025, a Hyundai promete oferecer novos modelos produzidos na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). Dentre as possibilidades, a mais forte é a nova geração do Tucson, que já era cogitada há alguns anos. Além disso, a Hyundai também afirma que está estudando a oferta de outros carros no país. Dentre eles o novo Elantra N, que tem um motor 2.0 turbo de 280 cv.