Hyundai vai trazer novos carros importados para o Brasil
Hyundai vai assumir as operações de importação de seus carros para o Brasil; já a Caoa poderá vender HB20 e Creta em suas concessionárias
A linha Hyundai pode mudar bastante em breve no Brasil. Depois de quase 25 anos de representação pela Caoa, a montadora sul-coreana vai assumir as operações de importação de seus carros a partir de março deste ano. Em contrapartida, as concessionárias da Caoa passarão a vender os modelos HB20 e Creta.
A mudança deve ser oficializada até o dia 6 deste mês. Entre atritos recentes nos últimos anos, a relação entre a Hyundai e Caoa teve início em 1999. Na época, a montadora pretendia entrar no país, e o grupo brasileiro já era conhecido pela atuação nas concessionárias da Ford.
Anos depois, já em 2008, foi assinado um contrato entre as duas partes que previa a representação da Hyundai por uma década, com renovação automática por mais 10 anos. Após optar por uma rescisão unilateral em 2018, a Hyundai teve um embate judicial com a Caoa que durou até 2021, quando foi mantido o contrato que permitia ao grupo brasileiro produzir e importar com exclusividade os modelos da marca no Brasil até 2028.
Atualmente, o grupo produz o SUV Tucson e os caminhões leves HR e HD78, e importa os modelos Ioniq e Kona em versões híbridas e elétricas, mas todos de gerações que já saíram de linha no exterior. Mesmo com a nova representação da Hyundai, a Caoa ainda terá os direitos de produzir os carros da marca no país.
A ideia também é unificar a rede de concessionárias e pós-venda da HMB – que faz o HB20 e Creta – e a Hyundai Caoa, oferecendo uma linha mais completa da marca sul-coreana no país. Com isso, é esperado que novos modelos da Hyundai sejam anunciados em breve para o Brasil, dentre eles, as novas gerações dos SUVs Tucson e Santa Fe, e por que não, até mesmo a picape Santa Cruz.
Fonte: Auto+