Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: siga repercussão da escolha do novo papa

Igor Calvet assume como presidente da Anfavea e insistirá na tarifa antecipada

Numa inédita mudança do sistema de governança, Igor Calvet (sem ser funcionário de montadora) sucede a Márcio de Lima Leite (Stellantis)

22 abr 2025 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários
Igor Calvet: 21º presidente da Anfavea, o primeiro que não é funcionário de montadora
Igor Calvet: 21º presidente da Anfavea, o primeiro que não é funcionário de montadora
Foto: Anfavea / Guia do Carro

Igor Calvet assume nesta terça-feira, 22, a presidência da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Ele é o 21º presidente da entidade fundada em 1956 e substitui Márcio de Lima Leite. Ao contrário de todos os presidentes anteriores, Calvet não é funcionário de nenhuma montadora. Lima Leite é funcionário da Stellantis.

Desde sempre a Anfavea optou por um rodízio na presidência entre as montadoras fundadoras. Agora, numa inédita mudança do sistema de governança, a Anfavea foi buscar Calvet dentro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Especialistas do setor afirmam que Calvet conhece o MDIC por dentro e, por isso, pode ter facilidades na aprovação de algumas pautas das montadoras tradicionais.

Uma delas, que ficou bastante notória na gestão de Lima Leite, é a antecipação das tarifas de importação de carros elétricos e híbridos. Calvet já deu mostras de que vai insistir nessa pauta, embora o Brasil esteja num momento de busca de não tensão com a China e com os Estados Unidos.

Igor Calvet, 40 anos, já atua na Anfavea como Diretor Executivo há 18 meses. Além de ser Secretário no MDIC, ele foi Secretário Especial no Ministério da Economia e Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Calvet é mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), onde se graduou em Relações Internacionais. Seu mandato é de três anos, até abril de 2028.

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade