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Imposto zero para carro elétrico está com os dias contados

Lobby da Anfavea funciona e o governo deve acabar com o imposto zero para elétricos a bateria; Abeifa defende 2% ao ano

6 abr 2023 - 20h49
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Byd Yuan: carro elétrico chinês foi o segundo mais vendido em março
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Foto: Byd / Guia do Carro

Não durou muito o imposto de importação zero para carros com emissão zero, os chamados elétricos a bateria. O lobby da Anfavea (associação dos fabricantes) funcionou e o governo deve acabar com essa isenção ainda este ano, no segundo semestre. A Abeifa (associação dos importadores) defende uma escala de 2% ao ano para os carros 100% elétricos.

A notícia saiu no site AutoIndústria, especializado em negócios da indústria automobilística. Segundo reportagem de Décio Costa, quem afirma que o imposto zero para carro elétrico está com os dias contados é o próprio presidente da Abeifa, João Henrique de Oliveira.

“Como esperado, em algum momento a tributação voltaria. E não somos contra”, disse Oliveira. “Mesmo que ainda pequeno, o alívio no imposto ajudou a construir um mercado de eletrificados, bem como elevar patamar tecnológico. A discussão de hoje é o valor da alíquota a ser definida.”

Ele continua, na reportagem do AutoIndústria: “Nosso pedido ao governo prevê aumentos de 2% ao ano para modelos 100% elétricos e de 7% para os híbridos. Mas entendemos que não seria saudável chegar aos 35%, como são tarifados os importados com motor a combustão, pois inviabilizaria eventual plano de produção de elétricos no país”.

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