Impressões: Peugeot 2008 com motor 1.0 tem foco na eficiência
Se antes o Peugeot 2008 mtinha foco no desempenho com um motor 1.6 turbo de 173 cv, agora, com um "mil" turbo", a ideia é ser mais econômico
O novo Peugeot 2008 chegou com muitas novidades. O anterior, de cinco anos atrás, era produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, e o novo Peugeot 2008 agora vem da fábrica da Argentina.
Outra novidade: o antigo motor THP 1.6 turbo de 173 cv, com câmbio automático de seis velocidades, foi trocado pelo motor Turbo 200 dos Fiat, um 1.0 turbo de 130 cv, com câmbio CVT. O objetivo do antigo 2008 topo de linha era o desempenho.
Quanto ao visual, são dois carros totalmente distintos, o anterior ainda com aquela aparência arredondada e o novo, com maior porte, ficou parecido com os mais recentes modelos chineses. Sim, ficou bem mais bonito que o anterior.
Como é, então, o desempenho desse novo Peugeot 2008 “mil” turbo? O torque de 200 Nm desse novo motor, característica destacada até no nome, é um pouco inferior ao torque de 240 Nm do anterior, mas a nova cilindrada mostra que o objetivo, agora, é a eficiência. Fora o fato de que o torque máximo do motor anterior ocorria às 4.000 rpm, enquanto que no Turbo 200 esse pico começa já às 1.750 rpm.
KML do Peugeot 2008 Turbo
- Cidade - Etanol: 8,6 | Gasolina: 12,3
- Estrada - Etanol: 9,8 | Gasolina: 13,7
Internamente, não há como negar que o novo Peugeot 2008 oferece um excelente ambiente, tanto para o condutor quanto para o passageiro. O painel de instrumentos tem o conceito i-Cockpit, já consagrado pela marca, com os mostradores digitais visualmente acima do volante e este de diâmetro compacto, com a base achatada.
De funcionamento suave e silencioso (o ronco é até bem gostoso), o novo Peugeot 2008 oferece boas respostas ao acelerador, além de ter uma boa dirigibilidade tanto em retas quanto em curvas. A estrada onde foi feito o test-drive tinha asfalto liso e novo, com curvas suficientes para se chegar a essa análise. Em um pequeno trecho de paralelepípedo, o conforto interno foi mantido.
É claro que um uso de maior duração vai corroborar essa avaliação, mas poderá mostrar, também, outras facetas do novo Peugeot 2008 "mil" turbo. Preços: R$ 119.990 (Active), 129.990 (Allure) e 149.990 (GT).
Ficha Técnica
- Motor: Turbo 200 Flex
- Número de cilindros: 3
- Número de válvulas: 12
- Cilindrada: 1.0
- Potência máxima: Etanol: 130 cv / 5.750 rpm | Gasolina: 125 cv / 5.750 rpm
- Torque máximo: Etanol e Gasolina: 200 Nm / 1.750 rpm
- Capacidade do tanque: 47 litros
- Tração: Dianteira
- Caixa de transmissão: CVT
- Velocidades: 7 emuladas
- Direção: Elétrica
- Dianteira: McPherson, independente, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
- Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais e amortecedor hidráulicos
- Pneus: 215/60 R17
- Freios dianteiros: Disco ventilado, com pinça flutuante low drag e cilindro de comando
- Freios traseiros: Disco solido, com pinça flutuante
- Comprimento: 4.309 mm
- Largura: 1.776 mm
- Largura entre retrovisores: 1.992 mm
- Altura: 1.548 mm
- Entre-eixos: 2.612 mm
- Altura livre do solo entre-eixos (mm)230 (Ative) | 228 (Allure) | 227 (GT)
- Porta-Malas: 419 litros
- Peso (kg): 1.264 (Active) | 1.272 (Allure) | 1.300 (GT)