Indiana Tata Motors negocia fábrica em SP e deve chegar ao Brasil
Dona da Jaguar Land Rover, a indiana Tata Motors pretende abrir uma fábrica em São Paulo e produz desde carros compactos até caminhões
Pouco conhecida no Brasil, a indiana Tata pode estar de malas prontas para o país. A informação foi adiantada pelos amigos do site Automotive Business e confirmada nesta semana pelo secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, Jorge Lima, durante um evento de anúncio de investimentos da Volkswagen. A marca Tata estaria negociando uma fábrica local com o governo de São Paulo.
Dona da JLR (Jaguar Land Rover), a Tata foi fundada em 1945 e ganhou destaque mundial com o lançamento do Tata Nano, que era o carro mais barato do mundo na época. O modelo foi feito entre 2008 e 2018, e quase chegou ao Brasil em 2011 pelas mãos de Sergio Habib, que optou por focar as atenções na chinesa JAC Motors.
Na ocasião, a sobretaxa do IPI para carros importados em 30% inviabilizou a chegada da marca indiana ao Brasil. De acordo com Jorge Lima, novos encontros entre representantes da Tata e do governo devem ocorrer em setembro, na Alemanha. Ainda não se sabe se a Tata pretende adquirir um terreno ou uma fábrica já pronta no estado.
Com quase todas as fábricas na Índia, uma unidade da Tata no Brasil possibilitaria a expansão da marca para outros mercados da América Latina. Atualmente, a marca indiana produz modelos como os SUVs Nexon, Punch, Harrier e Safari, além do hatch compacto Tiago – que se chamaria Tata Zica, mas teve o nome alterado em 2016 por conta do surto global de Zika Vírus na época).
Outros modelos são o sedan Tigor, o hatch Altroz e o SUV cupê Curvv. Além disso, a marca também tem investido fortemente em eletrificação, com versões elétricas de quase todos os modelos da linha. A Tata ainda produz modelos comerciais, como vans, ônibus, VUCs e caminhões pesados.
Além da Tata, o secretário do governo de São Paulo também adiantou que existem negociações com uma outra montadora chinesa. O nome da marca, no entanto, não foi revelado. O motivo seria a concorrência com os estados de Minas Gerais e Paraná, que também podem receber uma fábrica da marca.
Fonte: Automotive Business