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Indiana Tata Motors negocia fábrica em SP e deve chegar ao Brasil

Dona da Jaguar Land Rover, a indiana Tata Motors pretende abrir uma fábrica em São Paulo e produz desde carros compactos até caminhões

30 ago 2024 - 09h24
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Novo Tata Curvv 2025
Novo Tata Curvv 2025
Foto: Tata Motors/Divulgação

Pouco conhecida no Brasil, a indiana Tata pode estar de malas prontas para o país. A informação foi adiantada pelos amigos do site Automotive Business e confirmada nesta semana pelo secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, Jorge Lima, durante um evento de anúncio de investimentos da Volkswagen. A marca Tata estaria negociando uma fábrica local com o governo de São Paulo.

Dona da JLR (Jaguar Land Rover), a Tata foi fundada em 1945 e ganhou destaque mundial com o lançamento do Tata Nano, que era o carro mais barato do mundo na época. O modelo foi feito entre 2008 e 2018, e quase chegou ao Brasil em 2011 pelas mãos de Sergio Habib, que optou por focar as atenções na chinesa JAC Motors. 

Tata Nano era o carro mais barato do mundo e foi feito entre 2008 e 2018
Tata Nano era o carro mais barato do mundo e foi feito entre 2008 e 2018
Foto: Tata Motors/Divulgação

Na ocasião, a sobretaxa do IPI para carros importados em 30% inviabilizou a chegada da marca indiana ao Brasil. De acordo com Jorge Lima, novos encontros entre representantes da Tata e do governo devem ocorrer em setembro, na Alemanha. Ainda não se sabe se a Tata pretende adquirir um terreno ou uma fábrica já pronta no estado.

Tata Tiago quase se chamou Zica, mas mudou de nome após surto de Zika Vírus
Tata Tiago quase se chamou Zica, mas mudou de nome após surto de Zika Vírus
Foto: Tata Motors/Divulgação

Com quase todas as fábricas na Índia, uma unidade da Tata no Brasil possibilitaria a expansão da marca para outros mercados da América Latina. Atualmente, a marca indiana produz modelos como os SUVs Nexon, Punch, Harrier e Safari, além do hatch compacto Tiago – que se chamaria Tata Zica, mas teve o nome alterado em 2016 por conta do surto global de Zika Vírus na época).

Outros modelos são o sedan Tigor, o hatch Altroz e o SUV cupê Curvv. Além disso, a marca também tem investido fortemente em eletrificação, com versões elétricas de quase todos os modelos da linha. A Tata ainda produz modelos comerciais, como vans, ônibus, VUCs e caminhões pesados. 

Tata Motors também produz caminhões, vans e ônibus
Tata Motors também produz caminhões, vans e ônibus
Foto: Tata Motors/Divulgação

Além da Tata, o secretário do governo de São Paulo também adiantou que existem negociações com uma outra montadora chinesa. O nome da marca, no entanto, não foi revelado. O motivo seria a concorrência com os estados de Minas Gerais e Paraná, que também podem receber uma fábrica da marca.

Fonte: Automotive Business

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