Inédito: Set-Stop indica a intenção do condutor de estacionar o veículo
Set-Stop, criado por brasileiro, é o primeiro e único sistema de sinalização automotivo que indica a intenção de estacionar o veículo
Estacionar em áreas urbanas pode ser um desafio para motoristas. Vagner Bento de Souza desenvolveu o Set-Stop, um sistema de sinalização automotiva para sinalizar a intenção de estacionar, que pode ser testado no Brasil.
Estacionar em áreas urbanas pode ser um desafio para motoristas, principalmente em grandes cidades onde a frota circulante é imensa. O congestionamento, a escassez de vagas e as manobras apertadas muitas vezes tornam o ato de estacionar uma experiência muito estressante.
A cena é familiar e corriqueira: você finalmente encontra aquela vaga perfeita, sinaliza para entrar, muitas vezes tendo que abrir a janela e usar as mãos e, mesmo assim, um carro se aproxima por trás e cola em seu veículo.
O espaço que antes era suficiente para manobrar, de repente, se torna inexistente. Nesta hora, não resta outra opção ao motorista, mas desistir da vaga ou simplesmente dar mais uma volta no quarteirão e torcer para a vaga continuar disponível.
Foi pensando nisso que Vagner Bento de Souza teve a ideia e desenvolveu o Set-Stop, o primeiro e único sistema de sinalização automotiva do mundo que indica a intenção do motorista de estacionar seu carro. O Brasil pode ser o primeiro país a testar a invenção.
O sistema de funcionamento é simples e utiliza-se das mesmas luzes externas já existentes nos veículos e dos mesmos acessórios. Basicamente, o Set-Stop aciona a luz de freio e a luz de seta de maneira alternada e intermitente, sinalizando ao condutor que vem atrás o intuito de estacionar.
“Acredito que todos nós, uma vez ou outra, já vivemos uma situação dessas e a gente sabe o quanto esse momento pode ser estressante”, conta Bento de Souza.
Foi testemunhando ao vivo uma dessas cenas que o empresário teve a ideia de criar o Set-Stop. “Aquilo me intrigou, não é possível o cidadão ter que usar as mãos para sinalizar a intenção de parar. Não sosseguei até chegar a uma solução”, explica.
O projeto já tem protótipo pronto e deve ser apresentado às grandes montadoras no começo do ano que vem. Ainda é difícil estimar o custo, mas o impacto no bolso de quem comprar um veículo com a tecnologia instalada deve ser mínimo. Cada montadora será responsável por projetar o sistema que melhor se adeque a seus modelos, desta forma o valor pode variar. De qualquer forma, para o consumidor este custo estará embutido no preço do carro zero.
O empresário por trás do Set-Stop cuidou de patentear a invenção, não apenas a ideia em si, mas também as diferentes maneiras de acionamento do sistema. Caberá às montadoras remunerá-lo com royalties de uso da tecnologia; e ao Governo avaliar a possibilidade de homologação e/ou criar um Projeto de Lei.
“Estamos cientes que o sucesso do Set-Stop depende de a população entender, aceitar e adotar o novo mecanismo. Vai ser necessário educar os milhões de motoristas Brasil afora. Mas, assim como os brasileiros adotaram de forma natural e permanente o uso do cinto de segurança, por exemplo, acreditamos que haverá grande aceitação à nova sinalização, que visa única e exclusivamente facilitar a vida de todos no trânsito”, explica Ricardo Giovanelli, do Marketing da Set-Stop.
“Se me perguntarem por que ninguém pensou nisso antes? Eu diria que justamente por ser uma ideia simples e óbvia, não ocorreu a ninguém, diz com bom-humor Vagner, autor da invenção.
Em um mundo onde a mobilidade é parte essencial da vida cotidiana, já estava na hora de uma solução criativa e eficiente tornar o ato de estacionar em algo tão simples e automático como dar seta para virar.