Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inmetro: BMW tem os carros elétricos com maior autonomia

Dois modelos da marca alemã são os carros elétricos de maior autonomia do país, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV)

30 ago 2024 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários

Repleto de lançamentos, praticamente semanais, o segmento de carros elétricos no Brasil é o que mais chama atenção atualmente. Contudo, apesar das novidades, uma coisa permanece igual: a BMW tem os carros com maior alcance do mercado atualmente, segundo o Inmetro.

Líder desde seu lançamento, em 2022, o BMW iX, na versão xDrive 50, tem alcance de até 528 km. O dado é homologado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Revolucionário em seu lançamento e com equipamentos inéditos no segmento automotivo, o iX impressiona pela autonomia.

Sua grade regenerativa, a tecnologia semelhante à de um Boeing no teto-solar, o sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes e 1.615 W de potência são os principais destaques.

Além disso, o modelo tem 523 cv e 78 kgfm de torque, com capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

O segundo carro mais eficiente do Brasil também é da BMW. Trata-se do i7, sedã de luxo da marca, que tem alcance de até 479 quilômetros, também homologado pelo PBEV.

Carro mais tecnológico e luxuoso da marca à venda no Brasil, o i7 é equipado com tela de 31 polegadas e resolução 8k no banco traseiro, conexão 5G, sistema de som de 2.000 W, 544 cv de potência e 76 kgfm de torque... Instantâneo.

Carros elétricos também têm consumo em km/l

Modelos elétricos também utilizam medições de consumo, mas o que realmente determina sua eficiência é o consumo energético. O Inmetro, através do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), estabeleceu uma ordem entre os veículos que utilizam menos megajaules (MJ) para rodar um quilômetro, por exemplo.

O Joule (J), unidade específica para medir energia mecânica, significa que quanto menor o número de MJ/km, menos energia o carro precisa para percorrer determinada distância.

O PBEV registra as emissões de dióxido de carbono e o consumo de combustível em ciclos urbanos e rodoviários, para cada carro homologado no Brasil, permitindo uma comparação justa.

Atualmente, o elétrico mais econômico do país é o BYD Dolphin Mini, que tem consumo energético de 0,41 MJ/km - segundo o Inmetro, o subcompacto consegue fazer 58,6 km/l na cidade e 41,9 km/l na estrada.

Foto: Revista Carro
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade