Inmetro: ranking de consumo dos carros está incompleto
Uma lista com os carros mais econômicos do Brasil circulou em sites e blogs especializados na segunda-feira. No entanto, o responsável pela medição e divulgação do ranking, o Inmetro, afirmou que as informações estão incompletas e com equívocos. A tabela definitiva deve ser anunciada na próxima semana.
O Inmetro faz a avalização dos veículos dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem, que mede a eficiência energética de eletrodomésticos a veículos, com notas de A até E. De acordo com o ranking do ano passado, o carro mais econômico do País é o Ford Fusion Hybrid, com motor 2.5 16V, que faz 13,8 km/l.
O modelo híbrido da Ford deve encabeçar a lista novamente este ano com a versão 2013, que ainda não está à venda. Na lista parcial, o consumo do novo Fusion ficou em 16,8 km/l na cidade. Outros dois híbridos teriam sido avaliados pelo Inmetro também com notas máximas: o Toyota Prius e o Lexus Ct200h, que não foi confirmado para o Brasil pela marca de luxo.
As montadoras não são obrigadas a fornecer os veículos para a análise do Inmetro. Mesmo assim, o número de veículos avaliados deve subir neste ano.