Inspirado em gorila, utilitário da Renault chega a partir de R$ 85,7 mil
A Renault do Brasil começa a vender, no próximo dia 18, o novo Renault Master, utilitário da marca. Apostando nos frotistas, a Renault apresentou na noite de terça-feira, em Curitiba, no Paraná, um veículo mais comprido, mais robusto, com maior vão de abertura de porto e mais capacidade de carga. Outra grande preocupação da Renault para atender o mercado corporativo foi gerar economia, reduzindo o custo de manutenção e a frequência das revisões, entre outras novidades. O veículo chegará ao mercado com preços variando entre R$ 85.710,00 – chassi-cabine L2H1 – e R$ 145.900,00 – Minibus VIP L3H2 16 lugares.
Com design inspirado em um gorila, segundo o diretor de markting da empresa, Fréderic Posez, para representar força, robustez e imponência, o Novo Master foi apresentado como um veículo para “pegar no pesado”. Posez explicou que a van foi concebida para rodar 400 mil km. Mas, ao mesmo tempo, a empresa também se preocupou com o conforto tentado dar algumas características de carro de passeio ao furgão, como as grades dianteiras, os faróis alongados e, principalmente, uma menor angulação do volante, numa posição mais parecida com a dos carros de passeio.
Com cerca de 50 grandes empresas com o veículo em suas frotas, a Renault empenhou-se no projeto de R$ 250 milhões, para atender os apelos dos empresários por mais economia. Assim, aumentou a vida útil dos filtros de óleo e combustível para 20 mil km, distância que também será o intervalo entre as revisões. “Assim, o gasto com manutenção que era de R$ 4,3 mil em 60 mil km, com quatro revisões, agora baixou para R$ 2,2 mil, com três revisões”, comentou o diretor comercial da empresa, Gustavo Schmidt.
Outras mudanças para gerar economia foram a substituição da correia de distribuição (com vida útil de 60 mil km) por corrente de distribuição, concebida para durar toda a vida útil do veículo. Há também, o GSI (Gear Shift Indicator) que informa, no painel, o momento certo de trocar a marcha, que, se respeitado, pode representar uma redução média de 5% no consumo de combustível, bem como proteger o desgaste prematuro do motor. Outra novidade é o OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que a revisão deverá ser antecipada.
Todas as versões do Novo Master ficaram maiores. Com 5,05 metros de comprimento, a versão L1H1 (chassi curto e teto baixo), por exemplo, ficou 16 centímetros mais comprida. A versão L2H2 (chassi médio e teto alto) ganhou 15 centímetros está com 5,55 m. Já a L3H2 (chassi longo e teto alto) passa a medir 6,20 metros, com um acréscimo de 30 centímetros. O Novo Master estará disponível em 12 versões, permitindo 70 combinações de transformação. Também merece destaque a porta deslizante, nas versões de chassi médio e longo, que ficou 17,1 centímetros mais larga, facilitando, e muito, as operações de carga e descarga. O vão livre da porta do Novo Master tem 1,27 metros, o maior da categoria, e a peça apresenta melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.
O motor do Novo Master também é totalmente novo: um turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros, 15 cavalos mais potente e gera 2,04 kgfm a mais de torque que o modelo anterior. “Nosso objetivo desde o início do desenvolvimento do projeto era obter melhorias nos níveis de emissões sem prejudicar a performance. A maneira encontrada foi a realização do chamado downsizing. Ou seja, reduzimos a cilindrada de 2.5l para 2.3l a fim de diminuir o consumo e as emissões de CO2’’, disse o diretor de gama técnica, Antônio Fleischmann.
Independentemente da versão ou da configuração, o Novo Master sai de fábrica com direção hidráulica de série, ar quente, hodômetros digitais total e parcial, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura, recurso importante para a segurança no trânsito em se tratando de veículos que trafegam ora carregados, ora vazios.
Os opcionais variam conforme a versão. Estão disponíveis itens como vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina (itens em série conforme a versão). É possível também, conforme a configuração, adicionar divisória de carga e portas com abertura de 270 graus. Entre as opções disponíveis de cores estão duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré).
Com o Novo Master, a Renault, líder no seguimento de utilitários há 15 anos na Europa, pretende ocupar essa posição também no Brasil, onde hoje tem o segundo posto, após atingir a marca de 45 mil Masters vendidos em 10 anos. “O segmento de veículos comerciais está ganhando importância cada vez maior dentro da estratégia de crescimento da Renault no País. O resultado se reflete nos números positivos obtidos pela marca ao longo de 2012, que mostram ganhos de participação e de volume. Crescemos 24,5% com nossos utilitários em relação a 2011 e também ampliamos a estrutura para atendimento aos frotistas e a motoristas profissionais”, avalia Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
Versões | Preço |
Novo Master Chassi-Cabine L2H1 | R$ 85.710 |
Novo Master Furgão L1H1 | R$ 85.710 |
Novo Master Grand Furgão L2H2 | R$ 95.670 |
Novo Master Extra Furgão L3H2 | R$ 99.870 |
Novo Master Furgão Vitré L1H1 | R$ 88.670 |
Novo Master Grand Vitré L2H2 | R$ 97.970 |
Novo Master Extra Vitré L3H2 | R$ 103.070 |
Novo Master Minibus Escolar 20L L2H2 | R$ 116.100 |
Novo Master Minibus Standard 16L L2H2 | R$ 112.900 |
Novo Master Minibus Standard 16L L3H2 | R$ 120.600 |
Novo Master Minibus Executive 16L L3H2 | R$ 130.290 |
Novo Master Minibus VIP 16L L3H2 | R$ 145.900 |