Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IPVA 2025: melhor pagar à vista ou parcelado?

Forma de pagar o IPVA deve ser analisada caso a caso e, sobretudo, não comprometer orçamento do contribuinte; veja vantagens e desvantagens

14 jan 2025 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

Todo início de ano é a mesma coisa, com o brasileiro se vendo obrigado a pagar imposto de algo que já comprou. Em síntese, se você tem carro e não possui direito a isenção, vai precisar arcar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Com o calendário já divulgado e o valor já em mente, agora é hora de decidir se é melhor pagar à vista ou parcelado.

A maneira ideal de responder à essa pergunta é fazer cálculos e definir os prós e os contras caso a caso. Por exemplo, tem gente que prefere apostar no desconto à vista que a maioria dos estados oferece. Em tese, para quem tem dinheiro disponível, essa é uma boa oportunidade.

Por outro lado, há quem prefira o parcelamento, que dilui o imposto ao longo dos meses. Essa, em teoria, é a melhor opção caso o proprietário perceba que o pagamento à vista vai comprometer o orçamento mensal (ou o cheque especial), principalmente neste começo de ano, que reúne outras dívidas, como IPTU, matrículas e volta às aulas.

Some aí o rescaldo das férias, afinal, muitos brasileiros atuam na informalidade ou como autônomos e, assim, não têm direito ao 13º salário.

Especialistas em finanças apontam que o contribuinte teria mais vantagem em aplicar o dinheiro que gastaria no pagamento à vista num rendimento de renda fixa. Sobretudo, cabe lembrar que há empresas que permitem o parcelamento do IPVA em até 12 vezes. Entre elas, por exemplo, Zul+, PicPay e a Carteira Digital Serasa.

De acordo com a Serasa, antes de tomar qualquer decisão entre pagar o IPVA à vista ou parcelado, o contribuinte deve balancear as vantagens e as desvantagens de ambas as opções.

Pagamento do IPVA à vista: vantagens

Desconto: em geral, alguns estados oferecem desconto para pagamento à vista do IPVA (chamado de cota única). Esse desconto pode chegar a 28%, dependendo do estado.

Liberdade: o proprietário do veículo fica livre de se preocupar com as datas de vencimento das parcelas.

Equilíbrio financeiro: o pagamento à vista pode ajudar o proprietário do veículo a manter o equilíbrio financeiro, pois o valor do imposto é debitado uma única vez.

Pagamento do IPVA à vista: desvantagens

Necessidade de recursos disponíveis: o proprietário do veículo precisa ter o valor total do imposto disponível para pagá-lo à vista sem comprometer o pagamento das despesas mensais.

Afeta a reserva de emergência, que sofre redução. Nesse caso, será preciso encontrar meios de abastecer essa reserva antes de outra emergência surgir.

Pagamento parcelado do IPVA: vantagens

Flexibilidade: o proprietário do veículo pode escolher o número de parcelas que deseja pagar, de acordo com sua capacidade financeira.

Divulgação do valor: o valor das parcelas do IPVA é divulgado com antecedência, o que permite ao proprietário do veículo se planejar financeiramente.

Não afeta a reserva de emergência: caso haja orçamento mensal disponível para pagar as parcelas, o valor do IPVA não compromete a reserva de emergência.

Pagamento parcelado do IPVA: desvantagens

O pagamento parcelado do IPVA geralmente não oferece desconto.

Possibilidade de atraso: o proprietário do veículo precisa ficar atento às datas de vencimento das parcelas para evitar multas e juros por atraso.

Dívida em andamento: pagar IPVA parcelado significa uma dívida aberta por alguns meses. Então, é preciso planejar bem para não cair na inadimplência.

Foto: fdr
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade