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Já dirigimos na Argentina o Volkswagen Virtus 170 TSI e 200 TSI

Confira nossas primeiras impressões sobre o novo Volkswagen Virtus, que ganhou identidade visual própria e está em sua melhor fase

6 fev 2023 - 10h38
(atualizado às 15h59)
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Test drive do Novo Virtus na Argentina
Test drive do Novo Virtus na Argentina
Foto: VW / Divulgação

Depois de meses de expectativa, a Volkswagen finalmente revelou na última semana o novo Virtus na Argentina. Com visual renovado, novas versões, mais equipamentos de série e preços mais em conta do que o modelo anterior, o sedã está em sua melhor fase desde o lançamento em 2018. Já dirigimos na Argentina o novo Volkswagen Virtus nas versões 170 TSI 1.0 manual e 200 TSI 1.0 Highline.

Ao dirigir, o comportamento do novo Virtus agrada. No caso da versão Highline, a experiência é bastante parecida com o modelo anterior. Tanto em situações de trânsito urbano ou rodoviário, não falta fôlego ao sedã. Mérito do motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm, que ao contrário do novo Polo, foi mantido na linha Virtus. Ele é associado ao câmbio automático de 6 marchas.

No entanto, é possível perceber que a Volkswagen realizou alguns ajustes na suspensão, tornando-a mais macia ao passar por imperfeições na pista, sem rolar muito a carroceria em curvas. Em um breve contato com a versão 1.0 170 TSI, percebemos que o câmbio manual de 6 marchas tem bons engates e que o carro conta com comportamento semelhante ao do novo Polo. Ele oferece 109/116 cv de potência (g/e) e 165 Nm de torque.

Test drive do Novo Virtus na Argentina
Test drive do Novo Virtus na Argentina
Foto: VW / Divulgação

As versões 170 TSI substituem as antigas opções com motor 1.6 MSI de 120 cv que deixaram de ser oferecidas após as novas regras do Proconve L7. Infelizmente não pudemos dirigir a nova versão topo de linha Exclusive, que chegará posteriormente ao mercado. Ela conta com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm, sempre com câmbio automático de 6 marchas.

Test drive do Novo Virtus na Argentina
Test drive do Novo Virtus na Argentina
Foto: VW / Divulgação

Do lado de fora, o novo Virtus já mostra de cara que o modelo está mais distante do Polo. Com o mesmo visual que já era conhecido na Índia e no México, o sedã traz design diferente do hatch, com faróis mais finos – os mesmos do Nivus – e com assinatura visual em lede. A grade dianteira também é mais fina, enquanto o para-choque traz grandes entradas de ar e luzes de neblina verticais e um friso cromado.

Test drive do Novo Virtus na Argentina
Test drive do Novo Virtus na Argentina
Foto: VW / Divulgação

Na lateral, as novidades são as novas opções de rodas de até 18’’ com design inédito. Enquanto isso, na traseira, as lanternas contam com acabamento escurecido e luzes de led. A tampa do porta-malas agora traz o novo logotipo da Volkswagen e o nome Virtus em posição central. Visualmente, o conjunto agrada e dá um aspecto superior ao carro, incluindo a dianteira alguns centímetros mais longa do que a anterior.

Novo Volkswagen Virtus
Novo Volkswagen Virtus
Foto: VW / Divulgação

Por dentro, o acabamento também evoluiu em alguns pontos. Além do novo volante e da nova manopla de câmbio, as versões Highline e Exclusive agora contam com uma faixa de vinil no painel e nas portas – nas cores marrom e preto, respectivamente. A partir da versão Comfortline, os bancos são revestidos em couro. Outra novidade é a estreia do carregador de celular por indução e entradas USB tipo C.

Novo Volkswagen Virtus
Novo Volkswagen Virtus
Foto: VW / Divulgação

Dentre os equipamentos, o novo Volkswagen Virtus ficou bem mais recheado que o irmão Polo. Desde a versão de entrada, o sedã conta com seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina). Dependendo da versão, o Virtus ainda oferece ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Frenagem de Manobra, Detector de Fadiga e Sistema de Frenagem Pós-Colisão.

Novo Volkswagen Virtus
Novo Volkswagen Virtus
Foto: VW / Divulgação

Em nosso breve contato com o novo Virtus, foi possível ver que o sedã evoluiu em diferentes pontos para se distanciar do novo Polo, que agora tem a missão de substituir o Gol. Com isso, o Virtus ganhou até mesmo as novidades que eram esperadas para o hatch – inclusive os equipamentos de segurança extras, que o Polo ainda não recebeu.

Novo Volkswagen Virtus
Novo Volkswagen Virtus
Foto: VW / Diuvlgação

Além disso, ele também manteve o motor 200 TSI 1.0 e os freios a disco na traseira, assim como também teve reduções de preço em algumas versões, se tornando uma opção mais atrativa em custo-benefício no segmento de sedãs compactos. O novo Volkswagen Virtus chega ao mercado brasileiro já em março, inicialmente em quatro versões. Já a topo de linha Exclusive chegará às concessionárias em breve, mas ainda no primeiro semestre deste ano.

Novo Volkswagen Virtus
Novo Volkswagen Virtus
Foto: VW / Divulgação

Virtus 170 TSI MT - R$ 103.990

Virtus 170 TSI AT - R$ 112.990

Virtus Comfortline 200 TSI AT - R$ 121.990

Virtus Highline 200 TSI AT - R$ 130.030

Virtus Exclusive 250 TSI AT - R$ 144.990

Novo Volkswagen Virtus
Novo Volkswagen Virtus
Foto: VW / Divulgação

Ficha Técnica - Virtus Highline 200 TSI AT

Preço: R$ 130.030

Motor: 1.0 12V, turbo flex com injeção direta

Potência: 128 cv a 5.500 rpm

Torque: 200 Nm a 2.000 rpm

Câmbio: 6 marchas AT

Tração: dianteira

Comprimento: 4,56 m

Largura: 1,75 m

Altura: 1,47 m

Entre-eixos: 2,65 m

Vão livre: n/d

Ângulo de ataque: n/d

Ângulo de saída: n/d

Ângulo de rampa: n/d

Peso: 1.213 kg

Porta-malas: 521 litros

Tanque: 52 litros

Pneus: 205/50 R17

0-100 km/h: 10,0s

Velocidade máxima: 196 km/h

Autonomia cidade: 8,2 km/l (e) / 11,8 km/l (g)

Autonomia estrada: 10,4 km/l (e) / 15,0 km/l (g)

Emissão de CO2: n/d

Novo Volkswagen Virtus
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Foto: VW / Divulgação
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