Já dirigimos: novo BMW X3 M50 é carro ideal para famílias aceleradas
Maior e mais refinada, nova geração do BMW X3 ganha design mais moderno e estreia com sistema micro-híbrido de 48V aliado ao motor 3.0 turbo
O BMW X3 está de cara nova no Brasil. Meses depois de estrear na Europa, a quarta geração do SUV alemão acaba de chegar ao mercado brasileiro na versão esportiva M50. Equipado com um sistema micro-híbrido de 48V, o novo BMW X3 tem até 398 cv e estreia por R$ 624.950. Já dirigimos o novo BMW X5 M50 entre as cidades de São Paulo e Sorocaba (SP).
Por fora, a nova geração do BMW X3 segue a identidade dos lançamentos mais recentes da marca alemã, como os SUVs X1 e X2 e o sedã Série 5. Na dianteira, os faróis de LED adaptativos – e não mais de laser – trazem nova assinatura visual e formato mais afilado. Eles são interligados à nova grade frontal, que manteve o formato duplo-rim tradicional, que traz o recurso Iconic Glow em LED.
Internamente, a peça traz linhas verticais e diagonais, mas traz design quase fechado por conta da aerodinâmica e dos sensores de condução semi autônoma. Logo abaixo, o para-choque conta com um aplique em black piano na entrada de ar e nas fendas nas extremidades do carro.
As rodas são de 21”, e as unidades vendidas no Brasil contam com o pacote M Sport Pro, que adiciona elementos esportivos ao visual. Na lateral, o novo BMW X3 ganhou linhas mais retas, com vincos marcantes na região dos para-lamas, na parte inferior das portas e na linha de cintura ascendente, pouco abaixo das janelas.
Além disso, a carroceria apresenta um estilo que lembra as peruas da marca alemã, com destaque para a terceira janela lateral com formato mais fino e comprido. Outro ponto que contribui para esse estilo é o fato de o novo BMW X3 ter ficado 2,5 cm mais baixo do que o modelo anterior. Com isso, as proporções do modelo também ficaram mais esportivas, e menos familiares – ao menos, no visual.
Na traseira, as lanternas de LED avançam sobre a tampa do porta-malas, que ganhou aspecto mais minimalista. Agora, a placa é abrigada no para-choque traseiro. O novo BMW X3 é 3,4 cm maior que seu antecessor, totalizando 4,75 m, enquanto a largura aumentou em 2,9 cm e chegou aos 1,92 m. A altura agora é de 1,66 m.
Visualmente, o design agrada mais visto pessoalmente do que por fotos, apesar de o modelo parecer maior do que realmente é. Com linhas minimalistas, o novo BMW X3 também adianta o futuro dos carros da montadora. De acordo com os executivos da marca, ele é um dos primeiros carros a contar com elementos da Neue Klasse, a nova identidade visual da BMW.
Por dentro, o novo BMW X3 parece até mesmo um carro do futuro. O destaque fica para a BMW Interaction Bar, uma superfície que está presente na parte central do console e nas extremidades, que pode ser personalizada. Dependendo do modo de condução escolhido, ela pode variar entre diferentes tonalidades. O acabamento conta com materiais emborrachados e bons encaixes.
O modelo ainda conta com bancos aquecidos, teto panorâmico, sistema de som Harman Kardon de 750W, entre outros itens de conforto e de segurança do pacote ADAS. Ainda há o painel digital de 12,3" integrado à central multimídia de 14,9", que conta com o novo sistema iDrive 9 e oferece as funções Android Auto e Apple CarPlay, e ainda inclui um sistema de videogame e de serviços por streaming.
Ambos possuem boa visualização e funcionamento rápido, mas o novo BMW X3 poderia ter mais botões físicos, que facilitariam o uso sem tirar a atenção do motorista. Isso também vale para os comandos de ventilação nas portas do veículo, que trazem comandos touch em uma posição que demanda um pouco de atenção nas primeiras utilizações.
O espaço interno é um dos destaques do SUV, e há espaço bom para cinco ocupantes, ideal para viagens em família. Os bancos são bem confortáveis, e contam com ajustes elétricos. Já o porta-malas leva até 570 litros, contra 450 litros da geração anterior. A posição de dirigir é muito boa, e o volante tem boa empunhadura. Além disso, as câmeras 360º ajudam na visibilidade do veículo ao manobrar em locais mais apertados.
Sob o capô, a versão M50 conta com um sistema micro-híbrido (MHEV) de 48V, que é associado a um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha. Juntos, eles oferecem 398 cv de potência e 580 Nm de torque combinados. O câmbio é um automático de oito marchas, e a tração é integral nas quatro rodas. O sistema micro-híbrido auxilia na redução do consumo de combustível, e ainda livra o novo X3 do rodízio em São Paulo (SP).
O comportamento do novo X3 surpreende ao volante. Apesar do peso de 2.055 kg, o SUV responde muito bem aos comandos do motorista. Ao acelerar, não falta potência, e os 398 cv aparecem de forma rápida. A direção é bem direta, e a suspensão dá conta do recado mesmo em vias mais esburacadas.
Além disso, o silêncio a bordo é constante, a não ser em pisadas mais fortes no acelerador. Aí entra em ação um ronco bem encorpado, que agrada aos fãs mais puristas da BMW. O novo BMW X3 M50 xDrive acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.
Até o fim do ano, o BMW X3 terá uma nova versão de entrada, o X3 30 xDrive, também híbrido-leve. Ao contrário do modelo anterior, que era feito em Araquari (SC), o novo BMW X3 chega importado dos EUA. Até por isso, o preço (R$ 624.950) é R$ 20 mil mais caro do que a geração anterior, que era vendida na versão M40i, o que pode afastar alguns consumidores do novo X3.
O novo BMW X3 M50 já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em sete opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Artic Race, Cinza Brooklin, Cinza Sofisto, Cinza Duna e Vermelho Fire) e três opções de revestimento interno (Couro Veganza Preto, Couro Veganza Marrom e Couro Veganza Bege). A garantia é de quatro anos, sem limite de quilometragem.