Já dirigimos: novo Mini Countryman JCW 2025 une espaço e diversão
Novo Mini John Cooper Works Countryman estreia com um 2.0 turbo de 317 cv para quem gosta de acelerar sem perder o espaço para a família
O novo Mini John Cooper Works Countryman já está no Brasil. Apresentado oficialmente no fim de outubro, a versão esportiva do SUV inglês chega ao país com 317 cv e visual esportivo por R$ 379.990. O Guia do Carro já teve um breve contato com o novo Mini John Cooper Works Countryman no Autódromo Velocitta, em Mogi Mirim (SP).
O principal destaque da nova versão é o motor 2.0 turbo a gasolina de 317 cv e 400 Nm. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, com paddle-shifts atrás do volante. A tração, por sua vez, é integral nas quatro rodas. É o mesmo conjunto que equipa o novo BMW X2 M35i, que também pilotamos na pista do Velocitta e que traz a mesma plataforma UKAL2.
Com essa receita, o novo Mini Countryman JCW vai de 0 a 100 km/h em 5,6s e chega aos 250 km/h de velocidade máxima, números que o tornam o carro mais rápido da marca inglesa no país. E na pista, de fato a sensação é a de que ele é um carro até mais veloz do que realmente é.
Se por um lado, o BMW X2 M35i é rápido, mas não está em seu habitat natural em um autódromo, o novo Mini Countryman JCW se mostra mais à vontade neste ambiente. É claro, foi um contato bem curto, mas já o suficiente para mostrar que o SUV da Mini é um carro mais divertido nessa situação.
Ao acelerar, o novo Mini Countryman JCW responde bem rápido, e parece ser mais grudado ao chão em curvas mais fechadas. Além do motor, o novo Mini Countryman JCW também recebeu ajustes específicos e mais firmes na suspensão, e um sistema de freios melhorado.
Novamente em comparação com o BMW X2, parece que a eletrônica não atua de forma tão evidente no modelo da Mini, o que torna a experiência mais divertida, chegando a permitir leves saídas de dianteira ao abusar mais do carro no fim de uma curva. Apesar disso, o comportamento em geral ainda lembra que estamos ao volante de um SUV, como a posição mais elevada dos bancos e da carroceria.
E esses são justamente os principais atributos de vendas do Mini Countryman. Pensado para famílias, a versão SUV do Mini traz espaço de sobra para levar ocupantes no banco traseiro, algo quase impensável no Cooper original. O porta-malas leva até 505 litros de bagagens, e torna o modelo uma ótima opção para o uso em grandes cidades.
Por fora, o visual traz detalhes esportivos, como as rodas de 20" com design aerodinâmico, além das opções de faixas para a carroceria. O visual é bem chamativo, e remete aos carros clássicos da linha esportiva John Cooper Works. O para-choque dianteiro e a grade frontal também são novos, e trazem entradas de ar maiores e com design mais agressivo.
Também há detalhes de acabamento em vermelho e o novo logotipo JCW, que ficou mais moderno e que é utilizado no clássico esquema de cores preto, vermelho e branco pela primeira vez na linha Countryman. Na traseira, o modelo também conta com para-choque redesenhado, ostentando duas saídas duplas de escapamento.
O coeficiente de arrasto é de apenas 0,26. Por dentro, a versão traz detalhes em vermelho e preto no painel, nas portas e nos bancos esportivos. O destaque fica para o display redondo com tela OLED de 240 mm de diâmetro, que une o painel de instrumentos e a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O acabamento é bem minimalista, e há a presença de tecido no painel e nas portas. Os bancos são confortáveis e o volante tem boa pegada. O sistema de som é assinado pela Harman-Kardon com 12 alto falantes e 365W de potência. Além da tela central, o novo Mini Countryman JCW conta também com head up display.
Dentre os itens de série, o modelo conta com 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras, os pacotes Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, sensor de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral, câmera de ré, ACC, visão 360°, dentre outras funções.
O modelo ainda tem compatibilidade com o Mini App, que permite ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação, além de conferir informações do status do carro. O novo Mini John Cooper Works Countryman ALL4 está disponível no Brasil em versão única, por R$ 379.990.
Ao todo, são 10 opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Slate, Azul Blazing, Azul Sunset, Cinza Legend e Verde Smokey). Em relação a cor do teto, são duas opções: teto vermelho com faixas vermelhas, ou teto preto com faixas pretas. No interior, o revestimento é sempre preto com detalhes vermelhos.