Já dirigimos: novo Porsche Panamera 2025 tem suspensão "mágica"
Primeiras impressões: com novo visual e sempre híbrido, novo Porsche Panamera 2025 tem até 544 cv e tem suspensão que desafia a física
A terceira geração do Porsche Panamera chegou ao Brasil recentemente com muitas novidades. Mas apesar do novo visual com detalhes inspirados no Taycan e da evolução nos motores híbridos, o principal destaque do novo Porsche Panamera pode passar despercebido aos olhares mais desatentos: é a sua suspensão, que parece desafiar as leis da física. O Guia do Carro já acelerou o novo Porsche Panamera no Autódromo Velocitta.
Batizado de Porsche Active Ride, o novo sistema de suspensão ativa é uma evolução do antigo sistema pneumático que era oferecido anteriormente pelo modelo. Oferecido como opcional (e dos mais caros, R$ 57.494), o recurso conta com amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, um para elevar ou rebaixar o carro conforme a necessidade.
Cada um dos amortecedores é conectado a uma bomba hidráulica de 400V operada eletricamente. Isso gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda, o que, de acordo com a Porsche, contribui para filtrar as imperfeições do piso de forma mais rápida e eficiente.
Os amortecedores podem ajustar seus padrões em até 13 vezes por segundo. Um sistema de suspensão a ar complementa essa tecnologia. Com isso, o chassi mantém a carroceria do Panamera plana o tempo todo, mesmo durante frenagens, curvas ou acelerações, podendo reduzir a altura do carro em até 2,5 cm de um único lado. O sistema atua de forma semelhante a um fone com cancelamento ativo de ruído.
Os sensores da suspensão percebem as imperfeições e a inclinação da pista, e “cancelam” a inclinação que a carroceria do carro teria ao entrar em uma curva mais fechada, por exemplo, ou durante uma arrancada ou frenagem mais brusca, mantendo sempre a altura do veículo igual para as quatro rodas. Nos modos de condução para o uso em vias públicas, o sistema privilegia o conforto.
Já nos mais esportivos, ele atua para que o carro tenha um comportamento mais dinâmico. Na pista, habitat natural de um Porsche, foi possível perceber como o sistema ajuda a controlar melhor o carro nas curvas, principalmente em manobras mais evasivas e rápidas. Quando estacionado, o sistema de suspensão ainda eleva a carroceria em 5,5 cm, facilitando a entrada e saída do Panamera.
Como a carroceria é bem baixa, o recurso ajuda bastante as pessoas mais altas e com mobilidade reduzida. O novo Porsche Active Ride também estará presente nas próximas gerações do Cayenne e do Taycan, e só foi possível por conta da nova arquitetura híbrida de 400V do Panamera, que liberou espaço para o novo conjunto pneumático.
Por falar em eletrificação, o novo Porsche Panamera vendido no Brasil será vendido apenas em opções híbridas plug-in, ao menos inicialmente. A versão Panamera 4 E-Hybrid combina um novo sistema E-Hybrid com um motor 2.9 V6 biturbo a gasolina de 304 cv. Com 140 kW (190 cv) e 450 Nm de torque, o novo motor elétrico oferece mais potência que seu antecessor. O conjunto híbrido oferece 470 cv de potência e 650 Nm de torque combinados.
Com isso, a versão 4 E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h. Logo acima, a versão 4S E-Hybrid conta com o mesmo conjunto, mas o motor 2.9 V6 biturbo oferece 353 cv. Combinado ao motor elétrico, o novo Panamera 4S E-Hybrid oferece 544 cv e 750 Nm, e baixa o 0 a 100 km/h para 3,7s e sobe a velocidade máxima para 290 km/h.
Ao acelerar, o novo Porsche Panamera mostra o DNA da marca alemã, e apesar de ser um sedã esportivo, não nega o parentesco próximo aos demais esportivos de Stuttgart. A direção é bem direta, e o comportamento dinâmico é impecável. Apesar do breve contato, ficamos ansiosos para experimentar as versões Turbo e Turbo S, que também oferecem um conjunto híbrido plug-in de até 782 cv e 1.000 Nm combinados.
Essas versões ainda não têm previsão de chegar ao Brasil. Por fora, a Porsche seguiu a receita aplicada na última reestilização do SUV Cayenne. É importante ressaltar que, apesar da montadora considerar o modelo uma nova geração do Panamera, trata-se de uma modificação profunda da segunda geração lançada em 2016.
Por fora, o design segue a identidade visual característica da marca. Na dianteira, os faróis ganharam novo formato. Assim como no Cayenne e no Taycan, o conjunto óptico é formado por 4 luzes com a tecnologia LED Matrix. O para-choque também é novo, e traz entradas de ar maiores.
Na lateral, há novas rodas, enquanto as portas e a silhueta mantém a semelhança com o Panamera anterior. Na parte de trás, as lanternas de LED agora são interligadas e trazem formato que lembra tanto o 911 como o elétrico Taycan. Por dentro, o Panamera foi totalmente renovado. Visualmente, as novas linhas deixaram o novo Panamera mais moderno e esportivo.
Além do acabamento refinado, o modelo aposta em bastante tecnologia com o painel digital de 12,6” e a central multimídia. Mas o grande destaque fica para a terceira tela de 10,9”. Vendida como opcional, ela exibe informações e funções do carro para o passageiro do banco da frente. O acabamento é excelente, e conta com materiais requintados e diferentes opções de personalização.
Comparadas à geração anterior, ambas as versões do novo Panamera E-Hybrid ainda oferecem maior autonomia elétrica, velocidade de carregamento mais rápida, melhor resposta do acelerador e melhor desempenho. Com 25,9 kWh, a nova bateria oferece um alcance 100% elétrico de até 63 km no ciclo do Inmetro.
Ao utilizar o novo carregador On-Board-AC de 11 kW, o tempo de carregamento é reduzido para 2h39. A Porsche inclui o carregador na oferta do produto, assim como o serviço de checagem prévia do domicílio e instalação do carregador. Já a garantia do veículo foi ampliada para 4 anos.
Apesar do breve contato, não é exagero afirmar que este é o melhor Porsche Panamera de todos os tempos. Cada vez mais tecnológico e refinado, o modelo evoluiu bem na nova geração, se aproximando dos demais esportivos da marca em design e equipamentos. E apesar de ser oferecido como opcional, a suspensão Porsche Active Ride vale os R$ 57.494 cobrados pela marca alemã, tanto pelo conforto, quanto pela dinâmica.