Carro com waze? SUV chinês reproduz tela de celular
Sistema multimídia faz o espelhamento do smartphone, auxiliando no trânsito das grandes cidades
Uma novidade no JAC T6 promete facilitar a vida do motorista que tem de circular pelo trânsito de grandes cidades como São Paulo. Isso porque o SUV da gigante chinesa vem equipado com uma tecnologia que permite ao condutor reproduzir a tela de seu celular na tela multimídia - sensível ao toque - no painel do carro.
Disponível apenas na versão top de linha, a novidade beneficia um grupo de motoristas em especial: os usuários do Waze, aplicativo para celular que mapeia as melhores rotas pela cidade em tempo real a partir de informações de outros motoristas no trânsito. Ao reproduzir a tela do celular, o usuario pode visualizar a rota desejada com mais facilidade, não tendo de "inventar" um local seguro para deixar o smartphone e nem desviar muito o olhar do trânsito, o que pode evitar acidentes.
Como instalar
O T6 é o primeiro carro comercializado no Brasil com o recurso de espelhamento do smartphone na tela multimídia. O recurso, feito para celulares que rodam os sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple, reproduz todas as funções do smartphone, embora para motoristas com iPhone, o controle continue a ser feito pela tela do celular enquanto no Android, toques na tela da central já são reconhecidos.
Para espelhar o smartphone, o condutor deve conectá-lo a um equipamento que fica no porta-luvas e que toma um espaço considerável do local. Ao colocar o cabo no sistema multimídia, o motorista deve ir até a tela "link" e seguir os passos indicados para sincronização do aparelho. Além do Waze, a tela multimídia permite que o condutor e passageiros acessem outros aplicativos como o Facebook, o Twitter ou o Instagram - além de navegar pela internet.
Ao volante
O JAC T6 provavelmente é o melhor carro chinês vendido no Brasil. Partindo de R$ 69.990, o SUV é comercializado em três versões - a mais cara custa R$ 75.670 - e agrada o motorista ao dirigir. O veículo concorre em um mercado bastante disputado no País, principalmente depois da recente entrada de novos modelos para o segmento, como o Jeep Renegade, Honda HR-V e Peugeot 2008 - além do já consagrado Renault Duster.
Equipado com motor 2.0 litros 16 válvulas, capaz de gerar 160 cavalos de potência, o modelo pode ser abastecido com etanol ou gasolina. O SUV responde bem à aceleração e não deixa o motorista na mão quando é necessário mais potência para se realizar uma ultrapassagem, por exemplo.
Contudo. o veículo adota propulsor associado apenas a câmbio manual, ficando um pouco atrás dos concorrentes nesse quesito – a montadora afirma que o carro terá versão automática com motor turbo em 2016. A regulagem da embreagem também dificulta no momento da partida, fazendo com que motoristas menos experientes deixem o veículo "morrer" algumas vezes.
A direção é bastante confortável e macia, facilitando no momento de fazer manobras - o que é bom, levando em conta que o T6 é um veículo grande, com 4,47 metros de comprimento e entre-eixos de 2,64 metros. Internamente, o carro é bastante espaçoso e confortável.
Como de costume, a marca chinesa aposta na grande quantidade de itens de série. Desde a mais básica, o carro vem equipado com ar-condicionado eletrônico, freios ABS com EBD, airbag duplo, vidros e travas elétricas, faróis de neblina com regulagem de altura e rodas de liga leve de 17 polegadas.
O T6 é a grande aposta da JAC para este ano, aproveitando o movimento do segmento de SUV. A montadora espera comercializar mil unidades do SUV em 2015, o que daria a ela cerca de 1% de participação no mercado.