Jaguar F-Type 75: o último com motor a combustão chega ao Brasil
Jaguar F-Type 75 é o último modelo da marca britânica com motor a combustão e já está disponível no País por R$ 613 mil
A Jaguar iniciará uma era elétrica a partir de 2025. Até lá, cumprirá um hiato de lançamentos. Por isso era necessário que, antes, a marca encerrasse a história dos motores a combustão, que marcaram os produtos desde que a empresa foi fundada.
E, para celebrar os 75 anos de seus símbolos esportivos, a Jaguar traz ao Brasil a edição derradeira do F-Type. Trata-se do último carro esporte a combustão a ser lançado antes de se tornar uma marca puramente elétrica. Disponível na opção Cabriolet, o F-Type 75 terá 12 unidades para o mercado nacional. Chega pelo preço de R$ 612.977.
Para essa última edição, o F-Type recebeu rodas de 20” de série e mudanças nos centros das rodas e no emblema da grade, que muda de vermelho para preto.
A edição final do F-Type 75 traz estrutura de carroceria esculpida em alumínio e faz referência às formas fluidas da herança de carros esportivos da Jaguar, que começou com o XK120 – lançado em 1948. O modelo tem faróis de LED finos, luzes diurnas com assinatura “Calligraphy” J e indicadores de direção abrangentes. Esses itens se misturam ao revestimento de "metal líquido" do capô estilo concha.
O veículo também recebeu exclusivos emblemas nos para-lamas dianteiros. Na traseira há luzes de LED com assinatura “Chicane”. As rodas de 20” foram criadas especificamente para essa versão, com design especial em preto brilhante e cinco raios.
Lá dentro há combinação de artesanato. O cockpit “1+1” apresenta um display interativo de 12,3 polegadas. O modo padrão é caracterizado pelo grande conta-giros central. Materiais como o couro Windsor são de série nas edições especiais.
O modelo recebeu direção elétrica ajustada e a vetorização de torque por frenagem. O chassi do F-Type 75 é reforçado pelas juntas traseiras feitas em alumínio que, juntamente com rolamentos de roda maiores, buscam controle de precisão de contato do pneu. O carro oferece, ainda, diferencial ativo eletrônico traseiro (EAD).
O F-Type 75 é equipado de série com o sistema Adaptive Dynamics da Jaguar, com dinâmica configurável. Usando amortecedores controlados eletronicamente e continuamente variáveis, o Adaptive Dynamics otimiza o conforto de baixa velocidade e o controle de alta velocidade, enquanto o Configurable Dynamics permite que o motorista personalize as configurações de rigidez da suspensão, peso da direção, resposta do acelerador e troca de marchas.
Sob o capô está o Ingenium 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega 300 cv e torque máximo de 400 Nm a partir de apenas 1,5 mil rpm. O 0 a 100km se dá em 5,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h. O veículo também está equipado com transmissão Quickshift de oito velocidades, que pode ser acionada pelo controle manual no seletor de velocidades SportShift ou por meio das borboletas junto ao volante.