Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jeep Commander Longitude 2023: avaliação, notas e veredicto

Guia do Carro avaliou o Jeep Commander Longitude T270 Flex, nova versão de entrada, que custa R$ 19.400 a menos do que o Commander Limited

20 set 2023 - 06h30
(atualizado às 09h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Jeep Commander Longitude T270 Flex
Jeep Commander Longitude T270 Flex
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Avaliamos o Jeep Commander Longitude com o motor 1.3 turbo flex. Trata-se da inédita versão de entrada do SUV de 7 lugares. Rodamos com o Commander Longitude na cidade e na estrada. Veja a seguir como o SUV se saiu nos critérios que consideramos fundamentais para uma boa compra.

Posicionamento – Dois anos depois de ser lançado (2021), o Jeep Commander finalmente ganhou uma versão de entrada, mas só na configuração 4x2 com motor 1.3 T270 Flex. Com isso, o consumidor gasta R$ 19.400 a menos para ter um Commander em casa.

Jeep Commander Longitude T270 Flex
Jeep Commander Longitude T270 Flex
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Desempenho – O carro anda bem, devido à potência do motor. Afinal, são 185 cv com etanol e 185 cv com gasolina. Se considerarmos que o novo Commander longitude é 100 kg mais pesado do que o Jeep Compass Longitude, a perda em aceleração é pequena: apenas 2 décimos de segundo.

O Commander Longitude acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. As retomadas de velocidade também são boas porque o torque de 200 Nm é entregue abaixo de 2.000 giros do motor.

Consumo – Não estamos aqui diante de um campeão de economia. Este é um carro que vai precisar da tecnologia Bio-Hybrid com etanol da Stellantis para se tornar mais eficiente. Ele tem apenas nota C no Inmetro. Durante a avaliação, rodamos com gasolina e nunca conseguimos as médias de consumo oficiais (8,3 km/l na cidade e 11,8 na estrada).

Jeep Commander Longitude T270 Flex
Jeep Commander Longitude T270 Flex
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dirigibilidade – O Jeep Commander Longitude tem uma boa suspensão (independente nas quatro rodas). Mas o carro é muito grande. Por isso, não se deve abusar nas curvas mais fechadas. É o problema de quase todos os SUVs grandes: as pessoas querem maciez ao rodar e isso cobra um preço na rolagem da carroceria.

Conforto – Os pneus de perfil médio (235/55 R18) ficaram adequados para o Commander Longitude. Há uma boa entrega de maciez no rodar. Mesmo em pisos relativamente ruins o carro não sacrifica o conforto do motorista e dos passageiros.

Além disso, o espaço interno e todos os equipamentos de conforto garantem uma boa vida a bordo. Embora seja um carro “de entrada” na linha, o Commander Longitude tem quase todos os equipamentos do Commander Limited, com exceção dos itens eletrônicos de auxílio à condução, como frenagem de emergência e assistência de permanência em faixa.

Jeep Commander Longitude T270 Flex
Jeep Commander Longitude T270 Flex
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Usabilidade – Para quem precisa de um SUV enorme, o Jeep Commander é o carro certo. O porta-malas é enorme, com 661 litros de capacidade. E o carro é versátil, pois permite a acomodação de mais duas pessoas (pequenas) na terceira fileira com a redução do bagageiro para 233 litros.

Conectividade – É ótima. O Commander Longitude tem multimídia tátil de 10,1” Full HD com navegação por GPS e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto. A conexão é sem fio e muito fácil. Há entradas USB nas três fileiras de assentos. Além disso, para completar o conjunto, o motorista conta com painel de instrumentos Full Digital personalizável de 10,25”.

Jeep Commander Longitude T270 Flex
Jeep Commander Longitude T270 Flex
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Notas

Desempenho - 8 (muito bom)

Consumo - 6 (bom)

Dirigibilidade - 7 (muito bom)

Conforto - 10 (ótimo)

Usabilidade - 10 (ótimo)

Conectividade - 10 (ótimo)

Veredicto

Jeep Commander Longitude: 4 estrelas na avaliação do Guia do Carro
Jeep Commander Longitude: 4 estrelas na avaliação do Guia do Carro
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Principais dados

Preço: R$ 229.990

Potência: 185/180 cv a 5.750 rpm (e/g)

Torque: 270 Nm a 1.750 rpm (e/g)

Câmbio: 6 marchas AT

Tração: 4x2 (dianteira)

Dimensões (m): 4,769 (c), 1,859 (l), 1,682 (a) e 2,794 (ee)

Peso: 1.685 kg

Pneus: 235/55 R18

Tanque: 61 litros

Porta-malas: 661 litros (5 lug.) ou 233 litros (7 lug.)

0-100 km/h: 9s5

Velocidade máxima: 202 km/h

KML cidade: 6,9 (e) e 9,8 (g)

KML estrada: 8,3 (e) e 11,8 (g)

Emissão de CO2: 127 g/km

Veja aqui a lista de equipamentos completa do Jeep Commander Longitude 2023

Jeep Commander Longitude T270 Flex
Jeep Commander Longitude T270 Flex
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Preços do Jeep Commander 2023

Commander Longitude Turbo Flex AT - R$ 232.290

Commander Limited Turbo Flex AT6 - R$ 251.690

Commander Overland Turbo Flex AT6 - R$ 278.990

Commander Limited Turbo Diesel 4x4 AT9 - R$ 299.990

Commander Overland Turbo Diesel 4x4 AT9 - R$ 325.990

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade