Jeep Commander Longitude 2023: avaliação, notas e veredicto
Guia do Carro avaliou o Jeep Commander Longitude T270 Flex, nova versão de entrada, que custa R$ 19.400 a menos do que o Commander Limited
Avaliamos o Jeep Commander Longitude com o motor 1.3 turbo flex. Trata-se da inédita versão de entrada do SUV de 7 lugares. Rodamos com o Commander Longitude na cidade e na estrada. Veja a seguir como o SUV se saiu nos critérios que consideramos fundamentais para uma boa compra.
Posicionamento – Dois anos depois de ser lançado (2021), o Jeep Commander finalmente ganhou uma versão de entrada, mas só na configuração 4x2 com motor 1.3 T270 Flex. Com isso, o consumidor gasta R$ 19.400 a menos para ter um Commander em casa.
Desempenho – O carro anda bem, devido à potência do motor. Afinal, são 185 cv com etanol e 185 cv com gasolina. Se considerarmos que o novo Commander longitude é 100 kg mais pesado do que o Jeep Compass Longitude, a perda em aceleração é pequena: apenas 2 décimos de segundo.
O Commander Longitude acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. As retomadas de velocidade também são boas porque o torque de 200 Nm é entregue abaixo de 2.000 giros do motor.
Consumo – Não estamos aqui diante de um campeão de economia. Este é um carro que vai precisar da tecnologia Bio-Hybrid com etanol da Stellantis para se tornar mais eficiente. Ele tem apenas nota C no Inmetro. Durante a avaliação, rodamos com gasolina e nunca conseguimos as médias de consumo oficiais (8,3 km/l na cidade e 11,8 na estrada).
Dirigibilidade – O Jeep Commander Longitude tem uma boa suspensão (independente nas quatro rodas). Mas o carro é muito grande. Por isso, não se deve abusar nas curvas mais fechadas. É o problema de quase todos os SUVs grandes: as pessoas querem maciez ao rodar e isso cobra um preço na rolagem da carroceria.
Conforto – Os pneus de perfil médio (235/55 R18) ficaram adequados para o Commander Longitude. Há uma boa entrega de maciez no rodar. Mesmo em pisos relativamente ruins o carro não sacrifica o conforto do motorista e dos passageiros.
Além disso, o espaço interno e todos os equipamentos de conforto garantem uma boa vida a bordo. Embora seja um carro “de entrada” na linha, o Commander Longitude tem quase todos os equipamentos do Commander Limited, com exceção dos itens eletrônicos de auxílio à condução, como frenagem de emergência e assistência de permanência em faixa.
Usabilidade – Para quem precisa de um SUV enorme, o Jeep Commander é o carro certo. O porta-malas é enorme, com 661 litros de capacidade. E o carro é versátil, pois permite a acomodação de mais duas pessoas (pequenas) na terceira fileira com a redução do bagageiro para 233 litros.
Conectividade – É ótima. O Commander Longitude tem multimídia tátil de 10,1” Full HD com navegação por GPS e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto. A conexão é sem fio e muito fácil. Há entradas USB nas três fileiras de assentos. Além disso, para completar o conjunto, o motorista conta com painel de instrumentos Full Digital personalizável de 10,25”.
Notas
Desempenho - 8 (muito bom)
Consumo - 6 (bom)
Dirigibilidade - 7 (muito bom)
Conforto - 10 (ótimo)
Usabilidade - 10 (ótimo)
Conectividade - 10 (ótimo)
Veredicto
Principais dados
Preço: R$ 229.990
Potência: 185/180 cv a 5.750 rpm (e/g)
Torque: 270 Nm a 1.750 rpm (e/g)
Câmbio: 6 marchas AT
Tração: 4x2 (dianteira)
Dimensões (m): 4,769 (c), 1,859 (l), 1,682 (a) e 2,794 (ee)
Peso: 1.685 kg
Pneus: 235/55 R18
Tanque: 61 litros
Porta-malas: 661 litros (5 lug.) ou 233 litros (7 lug.)
0-100 km/h: 9s5
Velocidade máxima: 202 km/h
KML cidade: 6,9 (e) e 9,8 (g)
KML estrada: 8,3 (e) e 11,8 (g)
Emissão de CO2: 127 g/km
Veja aqui a lista de equipamentos completa do Jeep Commander Longitude 2023
Preços do Jeep Commander 2023
Commander Longitude Turbo Flex AT - R$ 232.290
Commander Limited Turbo Flex AT6 - R$ 251.690
Commander Overland Turbo Flex AT6 - R$ 278.990
Commander Limited Turbo Diesel 4x4 AT9 - R$ 299.990
Commander Overland Turbo Diesel 4x4 AT9 - R$ 325.990