Jeep Compass faz "limonada com apenas um limão" há cinco meses
Stellantis comemora o fato de o Jeep Compass se manter na liderança da categoria C-SUV, mas essa alegria está datada
Particularmente, considero o Jeep Compass o melhor carro de sua categoria. Com o novo motor de 272 cv, então, chegou a um nível técnico que os concorrentes sequer almejam. Tem duas versões que aceleram como um Porsche. Porém, o Compass deixou de ser absoluto em sua categoria e isso merece mais uma análise.
Faz parte do departamento de comunicação de todas as montadoras buscar aspectos positivos de seus produtos. É normal e está dentro da lógica publicitária que rege as relações públicas. Por isso, a Stellantis divulgou uma nota comemorando a liderança do Jeep Compass na categoria C-SUV.
De fato, o Jeep Compass é o carro mais vendido entre os chamados SUVs médios, categoria na qual se encaixam também modelos como o Toyota Corolla Cross, Ford Territory, Volkswagen Taos e Caoa Chery Tiggo 7, entre outros. Segundo a Fenabrave, o Compass lidera a corrida anual de vendas com 35.320 emplacamentos.
Porém, o Jeep Compass perdeu as últimas cinco disputas mensais para o Toyota Corolla Cross e agora a diferença entre eles caiu para 107 carros. Há apenas um ano (Set/2023), essa diferença era de 13.429 carros. O Compass perdeu mercado. A liderança deste ano resiste graças à vantagem que o Compass abriu de Janeiro a Abril.
Há cinco meses, portanto, o Jeep Compass tem feito "limonada com apenas um limão" (no caso, a liderança anual). Até podemos dizer que houve um "limão extra" quando chegaram as ótimas versões Overland e Blackhawk com motor Hurricane 2.0 entregando muita cavalaria. Mas faltou o açúcar do preço acessível e a "limonada furacão" não fez aumentar as vendas.
Agora o prazo acabou, pois o Corolla Cross tem obtido margens de venda superiores aos 107 carros que separam o total de vendas do Jeep e do Toyota. É preciso reagir já, pois a "limonada com apenas um limão" está datada: vence em Outubro.
A Stellantis trabalha há meses no desenvolvimento do Jeep Compass Bio-Hybrid. Já vimos Compass e Commander rodando camuflados em testes nas estradas e só falta saber se será um sistema híbrido plug-in ou híbrido convencional. Porém, essa novidade deve chegar somente em 2025.
A Jeep tem margem para mexer no preço de algumas versões do Compass e acrescentar o "limão" de uma nova vitória mensal em sua categoria. Deveria fazê-lo. Afinal, o Compass é um ícone no segmento SUV e perder a liderança de vendas anual pela primeira vez desde 2016 vai ser ruim para sua imagem. E imagem custa dinheiro.
Para além disso, faltam apenas três meses para acabar o ano e a Jeep é a única marca especializada em SUVs dessa categoria. Todas as outras são marcas generalistas. Para carros de marcas generalistas, a "limonada" do SUV pode sair aguada ou azeda, não faz diferença. O Jeep Compass, não – sua "limonada" tem que ser perfeita.
A "limonada perfeita" do Compass significa liderar tecnicamente, ser confiável no uso de longa duração, ter bom valor de revenda e ser líder de mercado. É o que se espera da Jeep na categora de SUVs médios, por sua capacidade e tradição.