Jeep Compass perde mercado para rivais pela primeira vez
Corolla Cross reduziu em 20 pontos percentuais a diferença que tem em relação ao volume de vendas do Compass; Taos reduziu 9 pontos
Demorou, mas finalmente o Jeep Compass tem rivais no mercado brasileiro dentro da categoria C-SUV (médios). Pela primeira vez desde que começou a ser fabricado no Brasil, em setembro de 2016, o Jeep Compass perdeu mercado para carros da concorrência, notadamente o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos.
De acordo com as projeções do Guia do Carro, o Jeep Compass deve terminar o ano com 61,8 mil vendas. Segundo os dados da Fenabrave disponíveis nesta terça-feira, 20, o Compass tem 60.148 emplacamentos. O Toyota Corolla Cross tem projeção de 41,9 mil e tem atualmente 40.665.
No ano passado, o Jeep Compass fechou com 70.907 vendas contra 34.249 do Toyota Corolla Cross. Como o SUV japonês começou a ser vendido somente em março e atingiu sua média em maio, seu crescimento é normal. Mas o que não é normal é a queda do Compass.
Por enquanto, o Jeep Compass contabiliza 10.579 vendas a menos. Até o final do ano deve terminar com um déficit de 9 mil vendas em relação a 2021. Já o Toyota Corolla Cross soma 6.416 vendas a mais e deve terminar o ano com 7,7 mil vendas extras.
Seja com os números atuais ou com as projeções para os últimos dias do ano, o Corolla Cross reduzirá em 20 pontos percentuais sua diferença em relação ao volume de vendas do Compass. No ano passado, o Corolla Cross emplacou apenas 48% do volume do Compass; este ano está emplacando 68%.
Taos também incomoda o Compass
Apesar do volume menor, o Volkswagen Taos também contribuiu para a perda de vendas do Jeep Compass. O Taos soma 11.071 e terminará o ano com 11,6 mil. Terá um crescimento de quase 3,9 mil vendas este ano (12 meses contra seis de 2021). No ano passado, o Taos emplacou apenas 11% do volume do Compass; este ano está emplacando 19%.
Juntos, Taos e Corolla Cross já tiveram um crescimento de 9.755 vendas, enquanto o Compass perdeu 10.759. Pelas estimativas do Guia do Carro, como dissemos, o Compass deve perder 9 mil vendas, mas seus rivais Corolla Cross e Taos, juntos, somarão 11,6 mil.
Nossa previsão é que o Jeep Compass termine a temporada com -15% em seu volume de vendas. Para o Toyota Corolla Cross a projeção é de +22% e para o Volkswagen Taos estimamos +50%. Apesar de tudo, o Compass ainda tem uma liderança folgada no segmento de SUVs de porte médio (categoria C-SUV).
Recentemente, a Stellantis foi alvo de uma Ação Civil Pública de R$ 50 milhões, por parte do Ministério Público, devido a mais de 3.000 reclamações de clientes do Jeep Compass registradas no Reclame Aqui, e informou que está tratando do assunto no âmbito legal.