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Jeep Compass, Renegade e Commander serão os primeiros Bio-Hybrid

Polo Automotivo Stellantis de Goiana receberá as novas tecnologias de mobilidade sustentável; Fiat Toro e Ram Rampage também estão no radar

17 out 2023 - 17h09
(atualizado às 17h33)
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Jeep Compass está entre os primeiros carros a receber a tecnologia Bio-Hybrid
Jeep Compass está entre os primeiros carros a receber a tecnologia Bio-Hybrid
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Os três modelos da Jeep produzidos em Pernambuco – Compass, Renegade e Commander – serão os primeiros veículos da Stellantis a utilizar as tecnologias Bio-Hybrid, que combina motores flex a combustão com bateria e motor elétrico.

Outros dois modelos de outras marcas produzidos em Goiana – Fiat Toro e Ram Rampage – também podem estar entre os primeiros veículos a receberem a nova tecnologia, que visa reduzir as emissões de CO2 dos carros nacionais da Stellantis.

“A Stellantis vai alocar no Polo Automotivo de Goiana, no Nordeste, a produção dos primeiros veículos equipados com as tecnologias Bio-Hybrid, que associam eletrificação com motorização flex e a etanol, além dos 100% elétricos a bateria totalmente desenvolvidos e produzidos pela empresa no Brasil”, diz uma nota divulgada nesta terça-feira, 17.

A decisão de começar a eletrificação por Pernambuco – onde são fabricados os Jeep Compass, Renegade e Commander, o Fiat Toro e o Ram Rampage – pode ser resultado da recente transferência de Antonio Filosa, de CEO da Stellantis América do Sul para o cargo de CEO global da Jeep nos Estados Unidos.

Tudo indicava que a Stellantis começaria o programa Bio-Hybrid pela fábrica de Porto Real, RJ, que recebeu investimento para permitir que a eletrificação na plataforma CMP, em carros da Citroën.

Polo Automotivo Stellantis de Goiana receberá as novas tecnologias de mobilidade sustentável da empresa
Polo Automotivo Stellantis de Goiana receberá as novas tecnologias de mobilidade sustentável da empresa
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O anúncio de que os Bio-Hybrid começarão por Goiana coloca a Jeep à frente da nova estratégia. Segundo Filosa, os carros da Jeep e da Peugeot eram os mais cotados para receberem as arquiteturas Bio-Hybrid Plug-in Hybrid e BEV (100% elétrica). Como a Jeep já produz o Compass 4xe e o Renegade 4xe na Itália, este deve ser o futuro desses carros, porém com tecnologia nacional.

Quanto às picapes Fiat Toro e Ram Rampage, é mais provável que a Toro ganhe a tecnologia Bio-Hybrid DCT (híbrido completo) e a Rampage ganhe a Bio-Hybrid básica (híbrido leve).

“Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa”, afirma Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. “Representam um esforço de nacionalização da produção. Nossa prioridade é descarbonizar a mobilidade, e queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores, desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”.

A Stellantis disse que avançará com a tecnologia de propulsão híbrida, que combina motores térmicos com eletrificação, em seus três polos automotivos brasileiros – Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE). “Este avanço simultâneo é possível porque a tecnologia Bio-Hybrid é de aplicação flexível e pode equipar vários modelos produzidos pela Stellantis”, diz a nota da montadora.

O fato de a planta de Pernambuco ter sido escolhida para iniciar a produção dos carros Bio-Hybrid tem a ver também com a chegada da chinesa BYD na Bahia. Ocupando o local que era da Ford, a BYD vai produzir dois carros elétricos (Dolphin e Yuan Plus) e um híbrido plug-in (Song Plus).

Guia do Carro
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