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Jeep Grand Cherokee está de volta! Prepare o coração (e o bolso)

Já dirigimos o novo Jeep Grand Cherokee 4xe da quinta geração: ele tem três motores, tela para o passageiro e custa uma fortuna

9 out 2023 - 09h10
(atualizado em 10/10/2023 às 10h31)
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Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Depois de dois anos ausente, o Jeep Grand Cherokee está de volta. E chega de forma arrebatadora, com uma versão mais tecnológica, 4xe Plug-in Hybrid, dotada de três motores, potência de sobra, torque absurdo e até uma tela multimídia exclusiva para o passageiro da frente.

Para os fãs do SUV mais famoso da Jeep, é hora de preparar o coração. E também a paciência e o bolso. Houve uma insana corrida pelo carro por parte dos próprios concessionários, que o queriam não para vender, mas para possuir. Portanto, das 150 unidades que chegaram, metade ficou nas mãos dos distribuidores.

O carro é caríssimo. Parte de US$ 36.600 nos Estados Unidos e, com a conversão da moeda mais o imposto de importação de 35% daria R$ 420.397. Mas está sendo vendido – e disputado a tapa – pela “bagatela” de R$ 569.990. Meio milhão de reais mais um Fiat Mobi Like 2024. 

Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Segundo a Jeep, o novo Grand Cherokee disputa diretamente com SUVs híbridos plug-in da Volvo e da BMW.

O novo Jeep Grand Cherokee tem três motores, sendo um a combustão e dois elétricos. A combinação desses três motores resulta numa expressiva potência de 380 cv e num torque absurdo de 637 Nm. O câmbio é automático de 8 marchas com comando rotativo no console central.

O motor a combustão é o mesmo 2.0 a gasolina que equipa a picape Rampage, da Ram. É o famoso Hurricane 4. Esse motor tem 272 cv de potência (200 kW). O motor elétrico dianteiro tem 33 kW de potência (45 cv). Já o motor elétrico traseiro tem 100 kW de potência (136 cv).

Mesmo assim, ao contrário do Jeep Compass 4xe, o Jeep Grand Cherokee 4xe tem eixo cardã para transferir potência extra ao eixo traseiro. Segundo a Jeep, o novo Grand Cherokee 4xe tem maior capacidade off-road do que os modelos convencionais.

Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Foto: Stellantis / Guia do Carro

A bateria do Jeep Grand Cherokee tem 17 kWh de capacidade. Com isso, o SUV é capaz de rodar 29 km no modo totalmente elétrico. Mas é possível conseguir mais, dependendo das condições do trânsito e da forma de conduzir do motorista. Segundo a Jeep, nos Estados Unidos são 51 km. Durante nosso primeiro test-drive, o hodômetro marcava 39 km no modo híbrido.

O Jeep Grand Cherokee é um SUV de grande porte, que mede 4,914 metros de comprimento e 2,964 metros de entre-eixos. Ele tem 1,968 m de largura, 1,795 m de altura e 214 mm de vão livre do solo. O carro não tem opção de transportar 7 pessoas.

O design traz o nariz de tubarão, que deu bastante imponência ao Jeep Grand Cherokee. Ele também tem a linha de cintura alta e a coluna D estreita. As rodas são muito bonitas, de 20 polegadas, com pneus 265/50 para uso na estrada ou na cidade. 

Mesmo sem pneus de uso misto, a Jeep garante que o novo Grand Cherokee tem ótima capacidade off-road, graças ao sistema Quadra Trac II 4x4. Ele também traz seletor de terreno, 25,7 graus de ângulo de entrada, 26,6 graus de ângulo de saída e 16,3 graus de ângulo de rampa.

Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O Jeep Grand Cherokee 4xe tem três modos de direção: E-Save, que utiliza somente o motor a combustão e guarda a energia da bateria, Hybrid, que combina os motores elétricos com o motor a combustão, e Electric, que utiliza só os motores elétricos.

Segundo o PBEV do Inmetro, o Jeep Grand Cherokee faz 19,3 km/l de gasolina no modo híbrido, tanto na cidade quanto na estrada. O consumo aumenta bastante sem a ajuda dos motores elétricos: na cidade, faz 8,3 km/l; na estrada, faz 9,1 km/l.

A emissão de CO2 é de apenas 57 g/km no modo híbrido, o que o coloca num bom 6º lugar no ranking de emissões do Guia do Carro, logo atrás do Jeep Compass 4xe, logo à frente do Porsche Panamera e-Hybrid, e muito à frente dos Toyota Corolla e Corolla Cross. Porém, só com o motor a combustão, a emissão de CO2 sobe para 158 g/km.

Com muita potência, o novo Jeep Grand Cherokee acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Mas um dos aspectos mais interessantes é a segurança, pois ele vem equipado com o sistema Adas nível 2, que traz várias tecnologias semiautônomas.

Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Foto: Stellantis / Guia do Carro

No interior, o Jeep Grand Cherokee 4xe tem volante multifuncional com ajustes de profundidade e altura, bancos com acabamento premium, oito airbags, teto solar panorâmico e um painel repleto de telas. A grande novidade é a tela exclusiva para o passageiro do banco dianteiro.

O painel de instrumentos é digital de 10,25”, a central multimídia tem uma tela de 10,1” e o o passageiro tem uma tela individual de 10,25”, na qual pode acessar a navegação ou escolher música. A conexão é Android Auto e Apple CarPlay. O Jeep Grand Cherokee também tem oito entradas USB, sendo quatro do tipo A e quatro do tipo C, metade na frente e metade atrás.

Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O sistema de som é premium Alpine de 506 watts de potência com 9 alto falantes. De uma forma geral, o novo Grand Cherokee é bonito, imponente e muito bem acabado. Na visão da Jeep, o carro e a marca são aspiracionais e, por isso, é possível vendê-lo por uma fortuna (meio milhão mais um Mobi). Mesmo dobrando o volume para 300 unidades no ano que vem, ele deve bater a meta da Jeep.

O porta-malas tem abertura elétrica e acomoda 580 litros. Além disso, o Grand Cherokee vem com estepe e carregador elétrico no porta-malas. Segundo a Jeep, numa tomada normal de 220 volts o usuário do Jeep Grand Cherokee 4xe vai gastar 2h30min para carregar a bateria com um carregador Jeep Nível 2.

O novo Jeep Grand Cherokee custa R$ 569.990 e pode ser comprado em quatro cores: branco, preto, prata e cinza. 

Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Jeep Grand Cherokee 4xe Plug-in Hybrid
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Dados técnicos

Motor a combustão: 2.0 turbo Hurricane 4

Potência e torque: 272 cv (200 kW) e 400 Nm

Motores elétricos: um na dianteira e um na traseira

Potência e torque: 33 kW e 53 Nm (d); 100 kW e 245 Nm

Potência e torque combinados: 380 cv e 637 Nm

Transmissão: 8 marchas AT

Tração: integral 4x4 (4xe)

Dimensões (c/l/a/ee): 4,914 m / 1,968 m / 1,795 m / 2,964 m

Vão livre: 214 mm

Capacidade de imersão: 610 mm

Peso: 2.466 kg

Porta-malas: 580 litros

Capacidade de carga: 609 kg

Pneus: 265/50 R20

0 a 100 km/h: 6s3

Velocidade máxima: n/d

Tanque: 72 litros

Alcance elétrico: 29 km (PBEV)

Alcance total: n/d

KML híbrido: 19,3 (c/e)

KML cidade: 8,3 (g)

KML estrada: 9,1 (g)

Emissão de CO2: 57 g/km (modo híbrido)

Guia do Carro
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