Jeep já vendeu 1 milhão de SUVs fabricados no Brasil desde 2015
Com uma linha que cobre os segmentos B (Renegade), C (Compass) e D (Commander), a Jeep atinge marca histórica no país
Quando começou a fabricar carros no Brasil, em 2015, tudo indicava que a Jeep faria sucesso no mercado local. Mas ninguém esperava que a marca tivesse um salto tão extraordinário que a colocasse num inédito sexto lugar no ranking geral de vendas e transformasse o CEO do Brasil no CEO global da Jeep.
Foi exatamente isso que aconteceu. Segundo um comunicado da Stellantis (dona da marca), a Jeep já vendeu 1 milhão de SUVs fabricados no Brasil desde sua chegada. O carro “nacional” de estreia da Jeep foi o Renegade. Foi o primeiro veículo a sair da linha de montagem de Goiana, Pernambuco, ainda sob a regência da FCA (Fiat Chrysler Automobiles).
O Jeep Renegade trouxe um design inconfundível e logo conquistou um grande público, tornando-se o SUV mais vendido do país em dois anos, pois tinha como dfiferencial o motor diesel e a tração 4x4 (atributos abandonados por todos os seus concorrentews locais).
Em 2022, renovado, o Jeep Renegade abriu mão do motor a diesel, mas ganhou um turboflex de 185 cavalos de potência e manteve a tração 4x4. O modelo foi reposicionado para dar espaço ao Fiat Pulse, também da Stellantis, mas que é produzido em Betim, Minas Gerais. Recentemente, o Jeep Renegade superou a marca de 500 mil unidades vendidas.
Em 2016 chegou o Compass, segundo SUV “nacional” da Jeep. Enquanto o Renegade brilhava na categoria B (compactos), o Compass foi simplesmente arrasador na categoria C (carros de porte médio). Até hoje ele nunca deixou de ser o líder da categoria. Porém, este ano, há três meses tem vendido um pouco menos do que o Toyota Corolla Cross.
O Jeep Compass foi também o primeiro híbrido plug-in da marca com a versão 4xe. Um ótimo carro, mas acabou sendo prejudicado pelo preço excessivamente alto. Este ano o Jeep Compass ganhou duas versões com o potente motor Hurricane de 272 cv. Segundo a Stellantis, o Jeep Compass soma 450 mil unidades vendidas desde 2026.
Já nesta década, em 2021, chegou o terceiro Jeep “nacional”, o Commander. Maior e com capacidade para 7 pessoas, entrou na categoria D (carros grandes) e também conseguiu liderar a sua categoria. Em maio deste ano o Jeep Commander ultrapassou a marca de 50 mil unidades emplacadas. O Commander também ganhou duas versões de 272 cv com o motor 2.0 Hurricane.
Todos os modelos da Jeep produzidos em Goiana utilizam como base o motor T270 1.3 de 185 cv da Stellantis, que equipa também alguns modelos da Fiat. Os três SUVs “nacionais” da Jeep têm garantia de 5 anos.