Jeep lidera venda de SUVs 4x4 no Brasil; Toyota vem a seguir
Marca da Stellantis especialista em SUVs encerrou 2023 com 26,2% de participação em vendas de 4x4 num segmento de 80 mil veículos
Muito se diz que o mercado de SUVs 4x4 é pequeno. Mas, na verdade, não é tão pequeno assim. Segundo dados da Fenabrave e do Renavam, esse segmento somou cerca de 80 mil unidades no ano passado. A liderança foi da Jeep, marca especialista em SUVs dentro da Stellantis.
A Jeep foi pioneira na ideia de um SUV 4x4, por isso o segmento é importante para a marca. No Brasil, a Jeep teve mais de 21 mil unidades vendidas em 2023, conquistando 26% de participação no segmento. Em seguida vem a Toyota, com 16 mil vendas e cerca de 20% do mercado. São 5 mil carros a mais para a Jeep.
Essa conta não considera a venda de picapes 4x4. O interessante na posição da Jeep é que ela construiu sua liderança com vários modelos, notadamente o Jeep Compass, o Jeep Renegade e o Jeep Commander. Há ainda importados como o Wrangler, Grand Cherokee 4xe e Compass 4xe (estes dois últimos, híbridos plug-in).
No caso da Toyota, todos os SUVs 4x4 vendidos são do mesmo modelo, o Toyota SW4, que ainda utiliza a fórmula construtiva de carroceria sobre chassi. Só com os modelos nacionais, a Jeep está nas categorias B-SUV (Renegade), C-SUV (Compass) e D-SUV (Commander).
“A Jeep continua sustentando o seu legado com uma gama completa de SUVs oferecida no Brasil, principalmente quando o assunto é 4x4”, comentou Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep América do Sul.
Outro destaque é o fato de o Jeep Renegade ser o único SUV compacto com tração 4x4, nas versões Série S e Thailhawk. Entre os SUVs médios, o Jeep Compass compete com modelos como o Mitsubishi Eclipse Cross, que acaba de ganhar uma nova versão e pretende crescer no segmento.
SUV médio mais vendido do Brasil, o Jeep Compass tem quatro versões com tração nas quatro rodas: Longitude 4x4, Limited 4x4, Thailhawk 4x4, todas equipadas com o motor turbodiesel, e o Compass 4xe.
Entre os SUVs grandes, o Jeep Commander traz tração 4x4 com motor turbodiesel e recursos tecnológicos como o Off Road Pages (assistente de informações de trilha). Trata-se do carro de 7 lugares mais vendido do Brasil.
Numa categoria superior o Jeep Grand Cherokee não é um rival direto do Toyota SW4 devido à diferença construtiva e tecnológica entre eles, mas alguns especialistas os colocam na mesma categoria.