Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jeep mostra Wagoneer S, seu primeiro SUV 100% elétrico

Primeiro veículo elétrico (BEV) global da Jeep, SUV tem tração 4xe, design sofisticado e muita tecnologia e ainda faz o 0-100 km/h em 3,4 s

31 mai 2024 - 14h56
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Jeep revelou o Wagoneer S, seu primeiro SUV 100% elétrico, que chega até o final do ano nos mercados norte-americano e canadense. Modelo promete muita tecnologia e desempenho de carro esportivo

A Jeep revelou nesta sexta-feira (31) o Wagoneer S, o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) da marca no mundo. O SUV será lançado inicialmente em uma versão chamada Launch Edition 2024 (Edição de Lançamento) nos EUA e no Canadá, agora no segundo semestre.

Mais tarde, estará disponível em outros mercados. O Brasil é uma das possibilidades. 

Oferecido exclusivamente como um BEV (carro 100% elétrico), o Jeep Wagoneer S tem autonomia de mais de 480 km com uma única recarga, mesmo com 600 cv e mais de 82 kgfm de torque. Além disso, ele terá arrancadas supreendentes, já que vai de 0 a 100 km/h em absurdos 3,4 segundos.

Jeep Wagoneer S não é o primeiro SUV 100% elétrico da marca, mas é o primeiro projeto global pensado para ser somente elétrico
Jeep Wagoneer S não é o primeiro SUV 100% elétrico da marca, mas é o primeiro projeto global pensado para ser somente elétrico
Foto: Divulgação / Divulgação

"O lançamento do Jeep Wagoneer S marca um novo capítulo na história da Jeep", afirma Antonio Filosa, CEO da marca Jeep. "Com base em quase um século de inovação e design, este primeiro veículo elétrico global irá apresentar a toda uma nova geração de proprietários uma experiência que é distintamente Jeep e 100% elétrica em todos os sentidos. Com essa nova energia da gama de veículos, desde o elétrico ao V8, os clientes nunca tiveram tanta liberdade para escolher sua própria aventura”, completa o executivo.

Filosa, vale lembrar, era até o começo do ano o head de operações do Grupo Stellantis na América Latina, incluindo o Brasil. 

Carregamento sem dificuldades

Para tornar o carregamento deste primeiro BEV global da marca Jeep rápido e fácil, o Jeep Wagoneer S tem bateria de 400 Volts e 100 kWh, o que permite carregarramento de 20% a 80% em só 23 minutos (com carregador rápido DC).

Além disso, também acompanha o modelo um carregador doméstico de 48 Amperes de nível 2 ou créditos de carregamento público pelo aplicativo Free2move Charge, ecossistema de carregamento da Stellantis.  

O SUV foi desenvolvido na plataforma STLA, que é altamente flexível e nativa para BEV. Os designers e engenheiros da Jeep adaptaram a base para ajustar comprimento, largura, suspensão e configurações do grupo propulsor e assim proporcionar ao modelo respostas mais rápidas no desempenho. 

De série, o sistema de tração integral totalmente elétrico oferece dinâmica de condução consistente em uma grande variedade de condições de estrada e terreno. Os módulos de tração elétrica desenvolvidos pela Stellantis possibilitam o acionamento independente das rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma resposta instantânea de torque.

Complementando isso, o exclusivo sistema de seleção de terreno da Jeep, Selec-Terrain, oferece cinco modos de condução: Auto, Sport, Eco, Snow e Sand.

E o design?

O Jeep Wagoneer S traz uma uma combinação inteligente de proporções harmoniosas, capacidade 4xe moderna e eficiência aerodinâmica. A frente é nova, com grade que tem as características da sete fendas, que além de estética ganham função de iluminar a linha de visão ao se aproximar do veículo

Com estreia marcada para o final de 2024, o Jeep Wagoneer S Launch Edition tem detalhes escurecidos. Vem com rodas de 20" e elementos exteriores em Gloss Black e cinzento-escuro neutro. O modelo ainda traz acabamentos de realce acetinado e teto panorâmico de dois painéis como itens de série. 

O interior é tão impressionante quanto os números de performance, com mais de 45 polegadas de telas de alta definição, incluindo uma interativa de 10,25" para o passageiro. O motorista tem um novo painel de instrumentos de 12,3 polegadas, que oferece um conjunto aperfeiçoado de menus, incluindo elementos específicos de veículos elétricos, como nível de carga, estado da bateria e potência disponível.

A tela central de 12,3 polegadas, de série, é equipada com o sistema Uconnect 5, oferecendo novos níveis de resolução. O interior ainda apresenta vários detalhes novos, incluindo o volante esportivo com costura em vermelho, design com base plana e raios duplos. Ele ainda tem um novo revestimento de superfície antimicrobiano em vinil, que facilita na hora da manutenção e na da limpeza.

O Jeep Wagoneer S também inclui serviços Jeep Connect, que ajuda os donos a compreender e acessar detalhes, como a carga restante disponível. Por exemplo, com a funcionalidade Dynamic Range Mapping, assim que um destino é introduzido na navegação, os algoritmos de software calculam a autonomia que pode ser percorrida com base no estado de carga do veículo.

Segurança e proteção

Popr fim, o Jeep Wagoneer S 2024 oferece uma combinação de mais de 170 elementos de segurança e proteção de série que ajudam a tornar a instrumentação mais fácil de visualizar e a evitar colisões com tecnologia avançada de assistência ao condutor.

O Launch Edition tem com sistema de condução assistida; frenagem de emergência ativa com detecção de pedestres e ciclistas; detecção de fadiga; sistema de reconhecimento de placas e sinais e câmera 360º.

Com arquitetura flexível e plataforma definida por software, o SUV pode receber funcionalidades e serviços inovadores, incluindo condução autônoma adicional, desempenho e outras tecnologias por atualizações feitas over-the-air (OTA). Com elas, a Jeep promete fazer o veículo continuar evoluindo. Quer mais detalhes? Conheça o site global do modelo

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade