Jeep Renegade exportado obtém só uma estrela em teste de segurança
Jeep Renegade exportado do Brasil recebeu uma estrela do Latin NCAP; modelo avaliado, contudo, não é oferecido em nosso mercado
O Latin NCAP, entidade independente que realiza testes de segurança com veículos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou os primeiros resultados de 2023 do programa, envolvendo os modelos Taigun, da Volkswagen, e Renegade, da Jeep.
O VW Taigun (modelo similar ao T-Cross vendido no México) produzido na Índia, ganhou cinco estrelas. O SUV, que oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamento de série, obteve 92,5% para proteção do ocupante adulto, 91,8% para proteção do ocupante infantil, 55,1% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 83,3% para sistemas de assistência à segurança.
Já o Jeep Renegade, exportado do Brasil para diversos países da América Latina, recebeu apenas uma estrela. Contudo, é preciso observar que o modelo testado foi adquirido no Panamá e que a fabricante se recusou a ceder um veículo para a realização do teste, contrariando o procedimento comum entre as montadoras.
Assim, o Renegade avaliado (versão mais simples em termos de equipamentos de segurança) contava com apenas dois airbags e controle de estabilidade e obteve 48,7% para proteção do ocupante adulto, 66,7% para proteção do ocupante infantil, 45,3% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,8% para sistemas de assistência à segurança.
É importante observar que o Jeep Renegade vendido no Brasil é bem mais seguro que o modelo testado pelo Latin NCAP, pois conta com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração, detector de fadiga do condutor e limitador de velocidade, além de sistemas de assistência ao condutor, como frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa, entre os itens de série.
O Latin NCAP ainda criticou a Stellantis por utilizar resultados obtidos pelo Jeep Renegade em 2015 como se fossem atuais – mas sem detalhar em quais mercados. De acordo com a entidade, as montadoras podem usar os resultados do Latin NCAP até quatro anos após a data de publicação para fins de publicidade e de marketing.
“A Jeep continuou a usar o resultado de 2015 após o período de quatro anos e também continua a usá-lo para o modelo de 2023, fazendo adaptações de design incorretas e não autorizadas, apesar de o modelo ter sido avaliado há quase oito anos e sob dois protocolos de avaliação anteriores”, afirmou a entidade em comunicado.