Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jeep Renegade exportado obtém só uma estrela em teste de segurança

Jeep Renegade exportado do Brasil recebeu uma estrela do Latin NCAP; modelo avaliado, contudo, não é oferecido em nosso mercado

5 jul 2023 - 15h14
(atualizado em 14/8/2023 às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Jeep Renegade Sport vendido no Panamá foi mal avaliado em teste de segurança.
Jeep Renegade Sport vendido no Panamá foi mal avaliado em teste de segurança.
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O Latin NCAP, entidade independente que realiza testes de segurança com veículos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou os primeiros resultados de 2023 do programa, envolvendo os modelos Taigun, da Volkswagen, e Renegade, da Jeep.

O VW Taigun (modelo similar ao T-Cross vendido no México) produzido na Índia, ganhou cinco estrelas. O SUV, que oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamento de série, obteve 92,5% para proteção do ocupante adulto, 91,8% para proteção do ocupante infantil, 55,1% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 83,3% para sistemas de assistência à segurança.

Já o Jeep Renegade, exportado do Brasil para diversos países da América Latina, recebeu apenas uma estrela. Contudo, é preciso observar que o modelo testado foi adquirido no Panamá e que a fabricante se recusou a ceder um veículo para a realização do teste, contrariando o procedimento comum entre as montadoras.

Jeep Renegade que não é vendido aqui vai mal em teste de segurança.
Jeep Renegade que não é vendido aqui vai mal em teste de segurança.
Foto: Latin NCAP / Guia do Carro

Assim, o Renegade avaliado (versão mais simples em termos de equipamentos de segurança) contava com apenas dois airbags e controle de estabilidade e obteve 48,7% para proteção do ocupante adulto, 66,7% para proteção do ocupante infantil, 45,3% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,8% para sistemas de assistência à segurança.

É importante observar que o Jeep Renegade vendido no Brasil é bem mais seguro que o modelo testado pelo Latin NCAP, pois conta com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração, detector de fadiga do condutor e limitador de velocidade, além de sistemas de assistência ao condutor, como frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa, entre os itens de série.

O Latin NCAP ainda criticou a Stellantis por utilizar resultados obtidos pelo Jeep Renegade em 2015 como se fossem atuais – mas sem detalhar em quais mercados. De acordo com a entidade, as montadoras podem usar os resultados do Latin NCAP até quatro anos após a data de publicação para fins de publicidade e de marketing.

“A Jeep continuou a usar o resultado de 2015 após o período de quatro anos e também continua a usá-lo para o modelo de 2023, fazendo adaptações de design incorretas e não autorizadas, apesar de o modelo ter sido avaliado há quase oito anos e sob dois protocolos de avaliação anteriores”, afirmou a entidade em comunicado.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade