Jeep Renegade vai sair de linha no Brasil? Não é bem assim
Entenda qual é o futuro do Jeep Renegade no Brasil depois que a Stellantis "matou" o SUV em outros países
Muitas notícias têm circulado na mídia especializada sobre o fim do Jeep Renegade no Brasil, uma vez que o SUV compacto foi descontinuado em outros países. Mas não é bem assim.
Segundo informações que obtivemos de uma fonte ligada à Stellantis, o Jeep Renegade chegará à linha 2025 muito em breve. O carro que já foi o SUV mais vendido do Brasil está atualmente em 17º lugar no ranking geral e em 7º lugar no ranking do segmento.
Nos últimos anos, o Renegade perdeu as versões a diesel, embora tenha mantido a opção de tração 4x4. Ele também foi reposicionado para um patamar mais elevado (e mais caro) para dar espaço de mercado ao Fiat Pulse. Hoje custa de R$ 118 mil a R$ 188 mil.
Mas já na linha 2026 tudo vai mudar no Jeep Renegade. Ele deixará de ser fabricado na plataforma Small Wide (Jeep e Fiat) e passará a ser feito na CMP (Peugeot e Citroën). Na prática, a nova geração do Jeep Renegade será muito mais um Peugeot-Citroën do que um Jeep-Fiat.
Uma alternativa da Stellantis seria fabricar o Jeep Avenger para substituir o Renegade. Mas a marca "Renegade" é forte no Brasil e a montadora concluiu que não vale a pena abandoná-la para criar uma nova com um nome que ninguém conhece.
Visualmente o futuro Jeep Renegade da plataforma CMP vai manter alguns elementos-chave do design do carro, como a grade, os faróis e as lanternas. Quanto ao resto, é muito possível que o Renegade perca sua "alma".
O Jeep Renegade é um "caixotinho" com linhas retas e grande altura do solo. Sua pegada off-road é evidente. Especialistas do setor temem que a plataforma CMP deixe o Renegade muito urbano, sem a "pegada" de robustez e de aventura que caracterizam o veículo feito na atual plataforma Small Wide..
Em compensação, além de ter sua fabricação barateada, o novo Jeep Renegade vai incorporar novas tecnologias de segurança e conectividade.
Quanto à propulsão, o Renegade da plataforma CMP vai ganhar sistemas Bio-Hybrid. Espera-se para o carro tanto o Bio-Hybrid Plug-in na versão 4xe como o Bio-Hybrid e-DCT, no qual a bateria se autocarrega durante a utilização do veículo (como no Toyota Corolla Cross).
O motor continuará sendo o atual T270 Flex de 185/180 cv de potência (etanol/gasolina), porém com a transmissão adaptada para os sistemas híbridos.
Junto com o motor T270 Flex haverá uma bateria de até 12 kWh e um motor elétrico de até 44 kW (60 cv) para a versão Bio-Hybrid Plug-in 4xe e uma bateria de 1 kWh com motor elétrico de até 16 kW (22 cv) para a versão Bio-Hybrid e-DCT.