Kia EV9 elétrico é revelado com 7 lugares e chega ao Brasil em 2024
Com alcance de até 497 km, novo SUV elétrico Kia EV9 tem lançamento confirmado no Brasil em 2024 e terá versões de até 384 cv de potência
A linha de carros da Kia vai crescer no Brasil em 2024. A montadora sul-coreana revelou nesta semana o novíssimo EV9, um SUV elétrico de 7 lugares. Com alcance de até 497 km (ciclo WTLP) e design futurista, o novo Kia EV9 já teve o seu lançamento confirmado no Brasil para o primeiro semestre do ano que vem.
Por fora, o novo Kia EV9 segue a identidade visual da marca, trazendo detalhes inspirados em elementos da natureza. Na dianteira, os faróis de LED trazem formato angular e assinatura visual em formato de "L". Elas são interligadas por dois frisos, um na parte superior e o outro na inferior.
Na lateral, a área envidraçada conta com o efeito de teto flutuante graças às colunas "A" na cor preta. As maçanetas são retráteis, e as rodas variam entre 19" e 21". O novo Kia EV9 será o maior carro elétrico da montadora, e mede 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 m de altura. O entre-eixos é de excelentes 3,10 m.
Na traseira, as lanternas de LED são finas e trazem formato curioso, invadindo a tampa do porta-malas e as colunas verticais ao mesmo tempo. Por dentro, o acabamento traz linhas horizontais e mescla diferentes materiais. O painel digital e a central multimídia são integrados na mesma moldura, mas a Kia não revelou o tamanho das telas.
Com capacidade para 6 ou 7 lugares, o Kia EV9 traz diferentes opções de assentos na segunda fileira, incluindo um banco corrido de três lugares, funções de reclinagem de banco e massagem, além de um tipo giratório com dois assentos independentes que giram em até 180 graus.
Dentre os equipamentos, o novo SUV elétrico da Kia terá de série itens de segurança como o pacote de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), assistente de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA), assistente de prevenção de colisão por ponto cego (BCA), assistentes de manutenção de faixa (LKA) e de limite de velocidade (ISLA), entre outros itens.
Baseado na plataforma modular elétrica (E-GMP) do grupo Hyundai-Kia, o EV9 terá alcance de até 497 km (WLTP). Com suporte à recarga rápida de até 800 volts, o modelo consegue recuperar 239 km de autonomia em apenas 15 minutos. Em relação à motorização, há três opções, sendo a mais potente delas com 384 cv e 600 Nm fornecidos por dois motores elétricos – um em cada eixo – e tração integral.
Nessa versão, o novo Kia EV9 acelera de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos (5,3 s com o opcional Boost). Também há opções com tração traseira e apenas um motor elétrico de 204 cv. A Kia ainda não confirmou qual configuração do EV9 será vendida no Brasil.