Kia Niro EX: nova versão do SUV híbrido que faz 19,8 km/l
Com motores combinados, Kia Niro tem autonomia que pode chegar a 800 km e potência máxima de 141 cavalos; veja o preço
A Kia anunciou a chegada do Niro EX. A versão do SUV híbrido tem motor Kappa PE 1.6 litro, 16 válvulas e injeção direta, a gasolina, além de um motor elétrico com bateria de polímero de lítio-ion de 240V. A potência combinada é de 141 cavalos a 5.700 rpm e o torque é de 264 Nm a 4.000 rpm.
De acordo com o Inmetro, o consumo do Kia Niro é de 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia.
Na parte dianteira, o Kia Niro EX tem conjunto ótico em LED. Na traseira, as lanternas apresentam formato bumerangue e avançam na coluna C.
O Kia Niro EX tem dois modos de condução (Eco e Sport). As configurações de suspensão do SUV têm na dianteira, a independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink. A direção é elétrica e os freios são a disco ventilados na dianteira e com discos sólidos na traseira.
O Kia Niro EX tem 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura e 2.720 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível, com capacidade para 42 litros, está localizado abaixo do banco traseiro. As rodas são de liga leve aro 18” com acabamento diamantado, e o porta-malas tem capacidade para 425 litros.
O sistema de entretenimento do Kia Niro EX tem tela flutuante e sensível ao toque de 10,25” e é integrado sob peça única ao painel digital de instrumentos, também de 10,25”. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio ou por USB. No encosto dos bancos traseiros há uma entrada USB tipo C.
O Kia Niro EX tem volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som.
O SUV recebe airbags frontais duplos, laterais e de cortina, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida em rampa, entre outros.
O Kia Niro EX tem, também, alerta de fadiga do condutor, alerta de saída de faixa e assistentes de centralização na faixa de rodagem, de permanência na faixa de rodagem, de farol alto, para prevenção de colisão frontal, câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento e sensores de estacionamento traseiros.
No Brasil, o Kia Niro EX é disponibilizado em um total de 8 combinações de cores: branco claro, branco neve, cinza aço, cinza interestelar, preto aurora, vermelho metálico, azul mineral e verde urbano. Exclusivamente na versão SX Prestige, há opção da coluna C colorida, disponibilizada em quatro cores: verde urbano, cinza interstelar, preto aurora e laranja encanto. O preço é de R$ 199.990.