Kwid E-Tech, 100% elétrico, é lançado por R$ 142.990
Renault Kwid E-Tech inicia revolução dos carros elétricos com veículo completo (seis airbags), preço competitivo e alcance de 298 km
A Renault iniciou a revolução na mobilidade da classe média brasileira. O novo Renault Kwid E-Tech, 100% elétrico, estreia no mercado com preço competitivo (R$ 142.990), baixíssimo custo de rodagem, boa oferta de equipamentos e alcance de 298 km com uma carga para utilização totalmente urbana.
O novo Kwid E-Tech não é o primeiro carro subcompacto a entrar no mercado. Esta honra cabe ao JAC E-JS1 (R$ 164.900), mas o Renault Kwid E-Tech custa quase R$ 22 mil a menos, tem um porta-malas muito maior e é um carro superior. O veículo chega da China com custo zero de importação e, futuramente, pode ser produzido no Brasil.
A bateria tem 27 kWh de capacidade e pode ser carregada em tomada comum de três pinos com 220V ou em postos de carregamento rápido. Na tomada caseira, o Kwid E-Tech ganha 190 km de autonomia em até 9 horas – “uma noite, como se fosse o telefone celular”, comparou a Renault. No carregamento rápido, os 190 km são alcançados em apenas 40 minutos.
Se for usado também na estrada, o alcance do Kwid E-Tech cai de 298 para 265 km. Segundo a Renault, no modo Eco o carro passa a ter frenagem regenerativa e obtém uma economia de 9% no consumo de bateria. O motor elétrico tem apenas 65 cv de potência (48 kW), mas consegue boa aceleração de 0 a 50 km/h, feita em 4,1 segundos. A velocidade máxima é de 130 km/h.
Tudo leva a um carro essencialmente urbano, o que parece ser uma estratégia correta da Renault. Com pouca potência, ele consegue um alcance que, na média, permite a um usuário usar o carro durante cinco dias seguidos sem carregamento. Também é possível ir de São Paulo a Santos e voltar com uma carga de bateria.
Apenas 6 centavos por km rodado
Um dos atrativos do Renault Kwid E-Tech é o baixíssimo custo de rodagem. Segundo a Renault, considerando a gasolina a R$ 7,30 e o kWh a R$ 0,66, o Kwid elétrico é 8x mais econômico do que o Kwid térmico. O custo por km do Kwid E-Tech é de apenas 6 centavos (R$ 0,06), enquanto o do Kwid 1.0 flex é de 48 centavos (R$ 0,48). O Kwid E-Tech é o veículo com a melhor eficiência energética do Brasil (0,44 MJ/km).
Além de atrativos na parte elétrica, o Renault Kwid E-Tech traz itens interessantes de carros convencionais para iniciar a revolução que promete realizar. O carro foi desenvolvido no Brasil e tem suspensão elevada, câmera de ré, sensor de estacionamento, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controle eletrônico de estabilidade, porta-malas de 290 litros (contra 121 litros do JAC E-JS1). Ele pesa 977 kg.
Em pré-venda a partir desta quinta-feira (14), o Renault Kwid E-Tech só começará a ser entregue em agosto. O carro é produzido também na Europa, onde é vendido também como Dacia Spring. No Brasil, além da compra do carro, a Renault vai disponibilizar assinatura do Kwid E-Tech.
Os planos podem ser de 12 meses, 24 meses, 36 meses ou 48 meses. Em km rodados, os planos ser de 1.000, 2.000 ou 3.000 km/mês. Segundo a Renault, o plano de 48 meses com 1.000 km rodados custará R$ 2.999 por mês. A ideia é atrair clientes corporativos e também clientes que temem a desvalorização do carro elétrico.
Além disso, o Kwid E-Tech por assinatura já cobre revisões, gestão de documentação, IPVA, licenciamento, seguro e assistência 24 horas. “É zero preocupação", disse a Renault, focada em clientes jovens que não gostam da parte burocrática da posse de um veículo. Para quem adquirir o carro na pré-venda, as três primeiras revisões serão gratuitas. A garantia é de 3 anos para o veículo e de 8 anos para a bateria.
Renault Zoe e outros modelos
A Renault informou que o Zoe, seu primeiro carro elétrico, continua sendo vendido no país. Também deixou no ar a possibilidade de importação do Mégane E-Tech, outro carro 100% elétrico. A Renault já tem mais de 400 mil veículos 100% elétricos rodando no mundo e 1.200 postos de carga no Brasil.
Com um início de ano impressionante, a Renault lançou em 2022 o novo Duster Turbo, a nova picape Oroch, o furgão Master E-Tech, o novo Kwid 1.0 e agora o Kwid elétrico. O novo ciclo de investimentos da montadora francesa no Brasil tem como atração a fabricação de um novo motor 1.0 turbo flex na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Junto com o motor 1.0 turbo, virá uma nova família de SUVs. O primeiro modelo será lançado no final de 2023. A Renault pretende alinhar todos os seus carros com o design dos veículos vendidos na França e, com isso, atuar também em segmentos superiores do mercado, com maior valor agregado e maior margem de lucro.