Kwid ou Onix Plus? Afinal, qual é o flex mais econômico?
Renault e Chevrolet divulgaram notas dizendo que seus carros são os mais econômicos. Tiramos a prova para saber quem tem razão
A Renault divulgou uma nota dizendo que o Renault Kwid é o carro flex mais econômico do Brasil. O mesmo havia sido feito pela Chevrolet, que reivindica para o Onix Plus o título de flex mais econômico. Os dois carros usam motor 1.0 aspirado de 3 cilindros.
Diante desta guerra de narrativas, fomos tirar a prova na tabela do Inmetro (PBEV 2023). O resultado favorece um dos lados. Vamos aos números.
Carro | Cidade | Estrada |
Kwid | 15,3 | 15,7 |
Onix Plus | 13,6 | 17,5 |
Quando abastecidos com gasolina, o Renault Kwid ganha na cidade, mas o Chevrolet Onix Plus ganha na estrada. E o sedan da GM tem a melhor marca: 17,5 km/l.
Carro | Cidade | Estrada |
Kwid | 10,8 | 11,0 |
Onix Plus | 9,5 | 12,4 |
Quando abastecidos com etanol, a história se repete: o Renault Kwid ganha na cidade e o Chevrolet Onix ganha na estrada. De novo, a melhor marca é do Onix Plus: 12,4.
Mas, e se tirarmos a média, considerando uma rodagem de 50% na cidade e 50% na estrada? Nesse caso, o resultado é surpreendente e precisamos usar duas casas depois da vírgula para chegar a uma conclusão.
Carro | Cidade | Estrada |
Kwid | 15,50 | 10,90 |
Onix Plus | 15,55 | 10,95 |
Nosso veredicto: apesar de o Kwid ser o mais econômico na cidade, a Renault erra quando afirma que o Kwid é o carro flex mais econômico. Não é. O mais econômico continua sendo o Chevrolet Onix Plus.
Os números mostram, entretanto, que para utilização na cidade o Renault Kwid é mais indicado em termos de economia de combustível. Mas, para quem usa mais a estrada, o Chevrolet Onix Plus é o campeão do baixo consumo entre os carros flex aspirados.