Lamborghini apresenta SUV radical de mais de R$ 1 milhão
Lamborghini Urus Performante é a versão mais potente e de alto desempenho da marca; motor V8 biturbo produz 666 cv
A Lamborghini apresentou hoje (19) sem sua sede em Sant’Agata Bolognese, na Itália, a nova versão mais radical de seu SUV Urus, denominada Performante. A novidade chega para complementar o portfólio da montadora italiana, além de reforçar a gama frente a rivais como a futura Ferrari Purosangue, que deve ser fazer sua estreia em breve.
A Lamborghini aposta tanto no novo modelo que providenciou uma prova especial para ele na tradicional competição de subida de montanha de Pikes Peak, nos Estados Unidos, onde o Urus Performente obteve o novo recorde mundial da categoria, com 10min32s064 (a marca anterior, de 2018, pertencia a um Bentley Bentayga, com 10min49s 902).
“O Urus Performante eleva para o nível seguinte o desempenho e o visual inconfundível do super SUV da Lamborghini, envergando novas vestes, mas retendo a sua luxuosa versatilidade e oferecendo a experiência de condução mais envolvente de sempre, e não só em estrada”, declarou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini.
Entre as inovações do Lamborghini Urus Performante merecem destaque a leveza do veículo, que pesa 47 kg a menos que as demais versões e a maior potência do motor, que ganhou 16 cv, chegando a 666 cv no total.
A primeira medida foi obtida com o uso intenso de partes feitas de plástico reforçado com fibra de carbono – de acordo com a fabricante, o Urus Performante é o modelo do segmento com o maior número de peças feitas desse material.
Já o motor foi totalmente retrabalhado permitindo que agora o Urus Performante possua a melhor relação peso-potência de sua categoria, com 3,2 cv/kg. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e pode chegar a 306 km/h de velocidade máxima.
Já disponível para encomendas em alguns mercados selecionados, o Lamborghini Urus Performante vai ter suas primeiras unidades entregues no fim deste ano e o preço sugerido pela fabricante equivale a cerca de R$ 1,3 milhão, sem impostos.