Lamborghini Urus híbrido de 800 cv inicia nova era da marca
Com novidades no visual, novo Lamborghini Urus SE combina motor 4.0 V8 biturbo e propulsor elétrico, e ainda roda 60 km em modo elétrico
O Lamborghini Urus acaba de ganhar uma novidade eletrizante. A montadora italiana revelou nesta quarta-feira, 24, durante o Salão de Pequim, a inédita versão híbrida plug-in do SUV esportivo. Com novidades no visual e até 800 cv, o novo Lamborghini Urus SE é o SUV com motor a combustão mais potente do mundo. Depois do lançamento do Revuelto em 2023, o novo Urus híbrido mostra que a Lamborghini ficará cada vez mais eletrificada no futuro.
O destaque do novo Urus SE fica sob o capô. Trata-se do conjunto híbrido formado pelo conhecido 4.0 V8 biturbo de 620 cv e um propulsor elétrico de 192 cv. Juntos, eles oferecem 800 cv de potência combinada e picos de até 950 Nm de torque. Para ajudar a conter tanta força, o SUV traz tração integral. O câmbio é um automático de 8 marchas.
Já o desempenho, é claro, é digno de um esportivo: 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos (0,1s a menos do que o Urus S) e até 312 km/h de velocidade máxima. De acordo com a Lamborghini, ainda é possível rodar pouco mais de 60 km em um modo 100% elétrico, que vai até 130 km/h.
Além disso, o novo Lamborghini Urus SE também ganhou mudanças no design. Na dianteira, os faróis de LED são novos, e trazem assinatura visual inspirada na cauda de um touro. Logo abaixo, o para-choque frontal foi redesenhado, e conta com uma nova grade dianteira e entradas de ar maiores. O capô também é novo e mais longo.
Na lateral, as rodas de até 23" são novas, e ao todo, há centenas (literalmente) de alternativas de cores, além de 47 tonalidades de acabamento interno e 4 opções de materiais, tornando as possibilidades de personalização quase infinitas. Na traseira, as lanternas de LED são novas e interligadas por uma barra horizontal preta.
Completam as novidades por fora o para-choque redesenhado – que agora abriga a placa – e a nova tampa do porta-malas. Por dentro, o painel de instrumentos digital de 12,3" – mesmo tamanho da central multimídia – também é novo.
Os preços do novo Lamborghini Urus SE ainda não foram divulgados, nem a data de chegada do modelo ao mercado europeu. Além dele, a marca italiana também se prepara para lançar o sucessor do Huracán, que também deve contar com motorização híbrida. A dupla tem grandes chances de chegar ao Brasil a partir do ano que vem.