Land Rover Freelander pode voltar com "ajudinha" da Chery
Novos carros da JLR (Jaguar Land Rover) vão utilizar plataformas desenvolvidas pela chinesa Chery; novo Freelander deve ser 100% elétrico
Lembra do Land Rover Freelander? Vendido entre 1997 e 2015 em duas gerações, o antigo SUV inglês pode retornar ao mercado em breve com uma ajudinha da Chery. De acordo com o site americano Automotive News, o novo Freelander será o primeiro carro da Land Rover a utilizar as plataformas projetadas pela Chery, e deve chegar ao mercado nos próximos anos.
Segundo os rumores mais recentes, a próxima geração do Freelander deve ser totalmente elétrica. Inicialmente, o SUV deve ficar restrito ao mercado chinês, com produção local a cargo da CJLR, uma nova joint-venture criada pela Chery e a JLR (Jaguar-Land Rover). Posteriormente, existe a chance do novo Freelander chegar a outros mercados, como a Europa.
Os detalhes ainda são poucos, mas a nova geração do SUV deve manter o porte próximo ao do Discovery Sport, que o substituiu em 2016. Já o design deve seguir a atual tendência dos carros da marca inglesa, que trazem linhas minimalistas e acabamento luxuoso. Além dele, a Land Rover também pretende fazer uma nova família de modelos com a plataforma da Chery.
Parceiras na China desde 2012, as duas marcas aumentaram a sociedade na última semana, em um acordo que prevê o uso de diferentes componentes e duas plataformas desenvolvidas pela Chery. Uma delas é a M3X, que suporta motorizações a combustão e sistemas híbridos plug-in com alcance de até 1.000 km, e a outra é a E0X, desenvolvida em parceria com a Huawei para carros exclusivamente elétricos.
As novas bases serão utilizadas pelas próximas gerações dos carros da Jaguar e da Land Rover, e devem auxiliar na transição elétrica do grupo inglês nos próximos anos. Vale lembrar que a parceria entre montadoras tradicionais e marcas chinesas tem sido cada vez maior nos últimos anos, com acordos envolvendo as marcas Volvo e os grupos Volkswagen, Renault e Stellantis.