Latin NCAP: 5 estrelas para Outlander e 3 para Sportage
Numa rodada de testes de carros produzidos na Ásia, o japonês Mitsubishi Outlander se saiu melhor do que o corano Kia Sportage
A sexta e última rodada de testes do Latin NCAP em 2022 trouxe três carros asiáticos: o japonês Mitsubishi Outlander, que brilhou com cinco estrelas, o coreano Kia Sportage, que teve apenas três estrelas mesmo com mísseis airbags, e o chinês Jac E-JS1, que decepcionou com nota zero.
O Mitsubishi Outlander, produzido no Japão, alcançou cinco estrelas. O Outlander com sete airbags (dois frontais, um para o joelho do motorista, dois laterais para o corpo e dois laterais de cortina para a cabeça), e ESC como equipamento padrão, ganhou 90,5% em ocupante adulto, 91,33% em ocupante infantil, 54,71% em proteção de pedestres e usuário vulneráveis das estradas e 84,17% em assistência à segurança.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) na cidade e interurbano, detecção de ponto cego e ESC.
Segundo o Latin NCAP, que fez o teste a pedido da Mitsubishi, “o Outlander mostrou bom desempenho em geral, estruturas de impacto frontal estáveis, proteção adequada a boa nos quatro testes dinâmicos e de colisão para adultos e proteção quase total para ocupantes infantis”.
O Kia Novo Sportage, produzido na Coreia do Sul e na Eslováquia, alcançou três estrelas. O Novo Sportage, que agora oferece seis airbags e ESC como equipamento padrão, atingiu 82,31% em ocupante adulto, 71,57% em ocupante infantil, 47,56% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% em assistência à segurança.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC. O Sportage foi avaliado como um modelo gêmeo corporativo do Hyundai Tucson, recentemente avaliado pelo Latin NCAP no início de 2022. O fabricante decidiu padronizar os seis airbags e o ESC como consequência do teste realizado ao Hyundai Tucson em 2022.
O veículo tem outros equipamentos opcionais que, se disponibilizados de forma mais ampla, poderiam melhorar a classificação. O Novo Sportage foi avaliado a pedido da Kia e o resultado é válido para todas as plantas de produção.
Considerando os números de chassi, este resultado é válido desde VIN: KNAPU81CMN7093201 e início da produção de 15 de julho de 2022, para veículos produzidos na fábrica da Coreia do Sul e para VIN: U5YPX81DBPL089757 e início da produção de 16 de setembro de 2022, para veículos produzidos na fábrica da Eslováquia.