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Latin NCAP zera C3 Aircross e rebaixa o Corolla em crash test

Latin NCAP divulga nova rodada de testes com nota zero para o Citroën C3 Aircross e rebaixamento polêmico do Toyota Corolla para 4 estrelas

21 nov 2024 - 09h25
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Crash test do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP
Crash test do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP divulgou mais uma rodada de testes na última quarta-feira, 20. O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe testou o Citroën C3 Aircross, que zerou a avaliação de segurança. Após uma auditoria, a entidade também reduziu a nota do Toyota Corolla – que foi testado originalmente em 2022 – de cinco para quatro estrelas.

O Citroën C3 Aircross, produzido no Brasil, ganhou zero estrela. O SUV foi testado na versão de entrada Feel Turbo, que oferece cinco lugares e dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão. Como é de praxe, o Latin NCAP sempre avalia a versão mais básica dos itens de segurança passiva dos modelos.

Crash test do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP
Crash test do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Aircross obteve 33,01% de proteção para Ocupante Adulto, 11,37% em Ocupante Infantil, 49,57% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 34,88% em Assistência à Segurança. O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. 

O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e obteve zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, que não é oferecida como opcional. Produzido em Porto Real (RJ), o Citroën C3 Aircross oferece nas versões mais caras quatro airbags de série, sendo dois frontais e dois laterais para os passageiros da frente.

“Enquanto outros concorrentes oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar uma segurança deficiente como padrão em seus carros. O Latin NCAP insta a Stellantis, a PSA e a Citroën a mudar seu enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos carros e a oferecer voluntariamente os carros ao Latin NCAP para mostrar aos consumidores seu desempenho”, afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

De acordo com o Latin NCAP, “o impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. O teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto”. 

Além disso, o Citroën C3 Aircross também perdeu pontos pelo lembrete do cinto de segurança e na proteção para crianças pelos dois recursos não atenderem aos padrões do Latin NCAP de sinalização das ancoragens Isofix, e por não ter sido possível desativar o airbag do banco do passageiro dianteiro ao colocar um SRI voltado para trás nessa posição. 

O modelo não oferece Sistemas de Assistência à Velocidade, como padrão, Sistemas de Suporte de Pista e Frenagem Autônoma de Emergência, nem mesmo como opcionais. De acordo com o Latin NCAP, a classificação de zero estrelas seria a mesma para a versão com airbags laterais, pois o modelo não oferece proteção lateral para a cabeça ou airbags de cortina. 

Com os airbags laterais de corpo, o teste de impacto lateral teria melhorado em pontos, mas a proteção do ocupante adulto permaneceria no nível de zero estrela. A classificação do ocupante infantil também teria permanecido no mesmo nível atual de zero estrela.

Toyota Corolla cai para quatro estrelas após teste de auditoria

O Latin NCAP também realizou um teste de auditoria no Toyota Corolla vendido no mercado mexicano, que é importado dos EUA e do Japão, dependendo da versão. O Toyota Corolla produzido no Brasil obteve cinco estrelas na avaliação de 2022.

Toyota Corolla vendido no México foi auditado pelo Latin NCAP
Toyota Corolla vendido no México foi auditado pelo Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste voluntário a qualquer momento. No teste de auditoria de 2024, o teste de impacto frontal teve um desempenho semelhante, mas a área de proteção dos airbags laterais de cortina apresentou menor cobertura do que na versão testada em 2022, resultando em uma penalidade de dois pontos. 

Além disso, o Corolla auditado mostrou uma marcação de advertência de airbags no assento do passageiro dianteiro que não cumpre com os requisitos do Latin NCAP, derivando em uma redução de pontos para o ocupante infantil. Consequentemente, a classificação de segurança foi recalculada e resultou em uma queda para quatro estrelas.

Com isso, o Toyota Corolla vendido no México obteve 72,84% de proteção para o Ocupante Adulto, 71,57% para o Ocupante Infantil, 59,72% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 81,57% para a Assistência à Segurança. A nota do modelo foi atualizada no site do Latin NCAP, em uma decisão que promete gerar polêmica.

Crash test do Toyota Corolla feito no Brasil: nota mais alta
Crash test do Toyota Corolla feito no Brasil: nota mais alta
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Isso porque o México é o único país da América Latina com esta variante do Corolla. Todos os demais países contam com o sedã produzido no Brasil ou com o mesmo padrão do Corolla brasileiro, que obteve cinco estrelas no teste. No entanto, o Latin NCAP não destacou que a nota vale apenas para o mercado mexicano, e sim para toda a região.

“À medida que as decepções da Toyota se acumulam, é hora de o fabricante voltar a produzir seus carros com foco em cinco estrelas, já que acaba de perder o único modelo cinco estrelas no protocolo atual do Latin NCAP. Embora quatro estrelas seja um bom nível de segurança, a Toyota é conhecida por liderar o caminho com resultados de classificação máxima”, finaliza Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

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