Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lavagem convencional ou lavagem a seco: qual é a melhor opção para seu carro?

Limpeza do automóvel pode ser feita das duas formas, mas a opção a seco economiza cerca de 300 litros de água. Saiba as diferenças

28 fev 2025 - 05h59
Compartilhar
Exibir comentários
Lavagem do automóvel: duas opções para o proprietário
Lavagem do automóvel: duas opções para o proprietário
Foto: Freepik / Guia do Carro

Na hora de limpoar o carro, lavagem convencional ou lavagem a secao? Economia de água, praticidade, nível de sujeira e impacto ambiental devem ser avaliados antes de optar entre a lavagem convencional ou a seco para o carro.

Cada método possui vantagens e desvantagens, variando conforme a necessidade do motorista, o nível de sujeira e até mesmo a preocupação com o meio ambiente. Se a lavagem convencional utiliza água para remover as sujeiras mais pesadas, a lavagem a seco é uma alternativa sustentável e prática. Veja a seguir as diferenças entre elas.

Lavagem a seco

A economia de água, já que usa produtos especiais que dispensam enxágue e a possibilidade de ser feita em qualquer lugar, seja na garagem ou em um estacionamento, já são atrativos. Mas além disso, elas são mais sustentáveis e evitam riscos no carro.

“Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos à seco, esse número é zero. Sem falar que ela é mais prática”, diz Marco Lisboa, CEO da KoalaCar, microfranquia de limpeza a seco de veículos. 

A única diferença que o especialista aponta é que ela pode ser um pouco mais demorada do que a convencional dependendo do nível de sujeira do automóvel. 

Lavagem convencional

Ela remove sujeira pesada, sendo indicada para veículos com resíduos difíceis de remover, pois o uso de água pressurizada ajuda a soltar impurezas sem atrito excessivo. Em contrapartida, exige o consumo excessivo de água, necessidade de um local adequado com escoamento e pode riscar a pintura se não for feita corretamente.

Entre as duas, a lavagem a seco acaba sendo mais vantajosa, pois se o foco for economia de água e praticidade, manutenção e brilho da pintura, ela acaba sendo a melhor opção. Mas se o carro estiver muito sujo ou coberto de lama, o mais indicado é a lavagem convencional.

“Para quem tem o hábito de lavar o carro semanalmente ou de 15 em 15 dias, a lavagem a seco pode ser uma ótima alternativa para manter o automóvel sempre limpo e sem desperdício de recursos”, diz o CEO da KoalaCar.

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade