Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leapmotor B01: sedã maior que Corolla tem preço de Onix

Modelo 100% elétrico surge em registros na China, pode ter mais de 200 cv e vai concorrer com carros da Tesla no país no asiático

21 abr 2025 - 13h02
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A Leapmotor, marca chinesa do Grupo Stellantis, dono da Fiat e Jeep vai estrear no Brasil ainda em 2025. O primeiro carro já confirmado será o SUV elétrico C10. Porém, no exterior, a fabricante terá um modelo que também pode surgir por aqui - e não é um SUV.

Trata-se do B01, um sedã médio 100% elétrico que acaba de ser registrado no MIIT, uma espécie de INPI da China. O lançamento oficial deve acontecer em meados deste ano.

O modelo tem porte de Honda Civic e Toyota Corolla, com 4,77 metros de comprimento e 2,73 m de distância entre-eixos. O visual segue o padrão de outros veículos da marca, com a assinatura luminosa na dianteira ocupando toda a extensão e integrada à grade e, logo abaixo, os faróis de posição.

Na lateral, destaque para as maçanetas embutidas. Atrás, as lanternas também são finas e se conectam por uma barra segmentada.

O B01 terá potências de 180 cv e 218 cv, dependendo da versão. Já a capacidade da bateria ainda é um mistério, mas elas serão de fosfato de ferro-lítio (LFP).

Para se ter uma ideia, o C10, na China, tem bateria de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. A autonomia é de 410 km ou 530 km. O sedã elétrico deve ter números também nesta faixa.

Já o preço no país asiático ficará entre 100 mil yuans e 150 mil yuans, algo entre R$ 80 mil e R$ 120 mil na conversão direta.

Leapmotor vem aí

A Leapmotor será a resposta chinesa da Stellantis no campo da eletrificação para as… marcas chinesas! Em 2023, o grupo investiu adquiriu uma pequena participação na fabricante e, no início de maio de 2024, Stellantis e Leapmotor formaram uma joint-venture chamada Leapmotor International BV para explorar o mercado internacional. Além do Brasil, uma operação no Chile também começará em breve.

Por fim, o objetivo é rivalizar diretamente com BYD e, de quebra, GWM. O conglomerado até tentou dar os primeiros passos nesse ramo com a Fiat, mas o 500e era pequeno e (muito caro). A estratégia da fabricante oriental deve apostar no custo-benefício: carros bem equipados e com preços competitivo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade